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Evite erros na hora de expandir seu negócio para o mercado internacional

Foto: Shutterstock

O primeiro conselho para quem quer entrar no mercado internacional é: não tenha medo. Ao estudar corretamente os locais nos quais você quer inserir seu negócio e analisar se o momento econômico é pertinente, não tem porque não arriscar.

Não existe um momento certo para essa expansão, mas se a sua empresa está bem estruturada, gerando lucros e em um momento de estabilidade, por que não começar a estudar como estruturar seu negócio ao redor do mundo? É preciso tomar cuidado com os erros comuns cometidos nesse momento. Confira nossas dicas para evitá-los:

ECONOMIZAR NA HORA DE ADQUIRIR TALENTOS
Esse é o primeiro erro na hora de expandir seus negócios. O orçamento pode estar apertado, mas a contratação de trabalhadores não qualificados definitivamente não vai trazer bons resultados. Ter uma equipe composta pelos melhores funcionários é a receita certa para o sucesso. Tenha em mente: talento é um investimento. Esteja disposto a pagar por isso.

NÃO INVESTIR EM LÍDERES
Uma equipe só performa com qualidade quando possui um líder eficiente que saiba gerenciar o time e, mais do que isso, motivá-lo. Para prosperar, uma empresa precisa de lideranças fortes que saibam tomar decisões importantes e engaje as áreas para o sucesso. Contrate pessoas com experiência em liderar e explique que as equipes devem ser motivadas para focarem na construção, execução e crescimento do novo modelo de negócio.

NÃO ACOMPANHAR DE PERTO AS TRANSFORMAÇÕES
Você é o dono do seu negócio e teve a ideia de expandi-lo internacionalmente, mas não está a par de todos os processos da mudança. Não deixe isso acontecer, seja presente. Marque reuniões com as equipes responsáveis pelos procedimentos e exija feedbacks diários sobre o desenrolar das demandas. Ouça os responsáveis, melhore o que for pertinente e dê o apoio necessário para as transformações. Seja um recurso extra para as equipes.

EXPANDIR OS NEGÓCIOS PELOS MOTIVOS ERRADOS
As promessas dos mercados emergentes realmente são atraentes. Mas tenha em mente que a expansão global dos seus negócios é um investimento grande e de longo prazo, e não uma forma rápida de fazer dinheiro. Uma empresa deve ter paciência e estar total preparada para esse processo: os resultados chegam, mas não com pressa.

NÃO PREPARAR-SE CORRETAMENTE
A expansão global se torna cada vez mais importante para empresas. Por isso, uma companhia deve estar preparada para esse momento, mesmo que ele aconteça apenas em anos. Uma expectativa inicial de expansão irá orientar estratégias, operações internas e decisões para construir uma companhia global. Estudos, pesquisas, levantamentos, planejamentos... Não perca nada. É uma decisão arriscada, porém tem tudo para ser assertiva – basta saber estruturar-se para expandir.

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