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Estruturação da gestão: veja técnicas para garantir um processo eficiente

Estruturação da gestão

A taxa de mortalidade das empresas brasileiras é de 23,4%, segundo uma pesquisa divulgada pelo Sebrae. Esse índice representa uma avaliação geral de pequenas, médias e grandes companhias. Porém, o estudo identificou que a microempresa tem uma menor taxa de sobrevivência, de apenas 55%. Isso ocorre devido ao elevado número de negócios desse porte e a falta de estruturação da gestão.

Um grande problema enfrentado pelo empreendedor iniciante é a centralização de tarefas. Isso prejudica a eficiência do trabalho e a imagem da companhia. Essa dificuldade pode ser resolvida ao estruturar uma equipe de alto desempenho. Confira abaixo como construir esse processo!

Elabore uma estratégia clara

Trace um plano estratégico para o negócio em curto, médio e longo prazo. Qual é a rentabilidade esperada até o final do ano? E daqui a cinco anos?

Determine cada atividade a ser realizada para alcançar a meta. Isso vai permitir o acompanhamento do resultado, o controle da gestão e a análise de qualquer processo que não funciona adequadamente e deve ser corrigido.

O método ainda favorece a compreensão do perfil de colaborador que a companhia precisa para crescer.

Observe o colaborador que tem perfil de liderança

Se você já tem uma equipe formada, é hora de delegar! Acompanhe o trabalho do time e verifique qual funcionário tem perfil de liderança. O ideal é que ele apresente capacidade de organizar a demanda e de reconhecer o que é prioridade, além de ter boa comunicação.

É esse profissional que vai auxiliar você na delegação de tarefa e no acompanhamento do resultado. Ele também vai saber motivar o restante do time para o desenvolvimento de uma nova habilidade.

Invista no aprimoramento

Incentive o aprendizado do colaborador que pode se transformar em um verdadeiro líder. É possível encontrar um curso de capacitação online, uma palestra ou workshop para promover o desenvolvimento de uma nova habilidade.

Um bom líder transmite confiança para a equipe e mantém o foco na atividade desempenhada. Ele também é capaz de motivar o time para fazer mais e melhor.

Estruture um programa de incentivo

O desenvolvimento de um plano de carreira também faz parte da estruturação da gestão, a fim de incentivar o bom profissional. Com isso, você tem um aumento na produtividade e no interesse do colaborador em permanecer na companhia.

Outra prática importante é o feedback. Faça uma reunião com o profissional para conversar sobre os aspectos positivos e negativos do seu trabalho. Essa é uma maneira de auxiliar o desenvolvimento do funcionário e inspirar mais confiança.

Busque uma parceria para a estruturação da gestão

Se você tem dificuldade para criar um posicionamento estratégico da empresa e estabelecer a meta para o ano, o ideal é buscar uma parceria. Ao participar de um programa específico sobre fundamentos de gestão, além de conhecer técnicas e os principais conceitos para este processo, você irá aprender como coloca-los em pratica.  

A estruturação da gestão começa com o reconhecimento de um líder na equipe e o compartilhamento de tarefa. Assim, você terá um time de alto desempenho para manter a atividade e conquistar o sucesso!

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