Efeitos da pandemia: use a matriz F.O.F.A. para reposicionar seu negócio

Também chamada de matriz S.W.O.T., essa ferramenta permite análise de cenários e torna a tomada de decisão mais assertiva

Publicado em 03/11/2020

Foto: Envato Elements

Quer uma ferramenta simples, gratuita, intuitiva, rápida e eficaz para analisar o seu pequeno negócio e tornar a tomada de decisão mais assertiva? Aposte na matriz S.W.O.T. (ou F.O.F.A. em português). Ela é um instrumento bastante apropriado para ser utilizado em momentos de grandes transformações e de necessidade de adaptação, como que estamos vivendo desde que a pandemia teve início. Ela ajuda a avaliar, com maior profundidade, os cenários resultantes das grandes mudanças trazidas pela crise sanitária mundial para sua empresa e identificar os pontos principais aos quais sua empresa precisa ficar atenta nessa etapa de flexibilização das medidas de isolamento (e todas as outras que virão). Saiba mais e descubra como usar:

O que é a Matriz S.W.O.T. / F.O.F.A.?

S.W.O.T. é uma sigla para indicar as palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português se equivale a forças, oportunidades fraquezas, e ameaças, formando a sigla F.O.F.A. Nesse contexto:

  • Força é aquilo que é positivo no presente
  • Oportunidade é aquilo que poderá ser positivo no futuro
  • Fraqueza é aquilo que é negativo no presente
  • Ameaça é aquilo que poderá ser negativo no futuro 

Como fazer?

Tradicionalmente, usa-se a representação gráfica:

  Fatores internos
(Controláveis)
Fatores externos
(Incontroláveis)
Pontos Fortes Forças Oportunidades
Pontos Fracos Fraquezas Ameaças

 

 

 


A principal tarefa é levantar o maior número possível de aspectos para cada quadrante. Isso porque quanto mais completo for o levantamento, mais precisa será a análise e, assim, melhor a tomada de decisão.  

Quais aspectos vale analisar?

Tente elencar tudo que está envolvido no sucesso do seu pequeno negócio e em que quadrante se encaixaria. Confira uma lista de exemplos do que avaliar:

  • Clientela – número de clientes atuais, se há oportunidades de aumento ou condições que possam reduzir o volume atual
  • Equipe – nível de treinamento e engajamento da equipe, rotatividade, disponibilidade de mão de obra no mercado, presença de algum profissional-chave cuja saída pode gerar instabilidade para o negócio etc.
  • Localização ou processo logístico – ponto em local de boa movimentação ou não; custo e eficiência da logística 
  • Legislação – regulamentações que impactem o funcionamento de forma favorável ou tragam restrições 
  • Novas tecnologias – inovações em curso que podem auxiliar o negócio ou provocar uma mudança que impacte a relevância do produto ou serviço
  • Demandas sociais – mudança comportamental ou de consumo que favoreça o seu negócio ou venha a reduzir sua clientela
  • Concorrentes – houve diminuição no número de players ou há novos entrantes no mercado
  • Fornecedores – qual o grau de facilidade de encontrar novos fornecedores, como é a flexibilização na negociação, está havendo problemas na cadeia de fornecimento
  • Mix de produtos – está adequado às demandas do consumidor, pode ser incrementado ou alterado 
  • Capacidade de produção – há condições de atendimento no caso de aumento de oferta ou não 
  • Preços – estão sofrendo pressões pelo aumento de custos, a margem de lucro satisfatória ou não
  • Marketing – estratégia se mostra eficiente e consolidada ou são necessários ajustes
  • Infraestrutura – atende o necessário ou é preciso prever novos investimentos

Como fazer uma boa análise?

O mais importante para a construção de uma boa matriz F.O.F.A. é a honestidade. Não minimize as fraquezas ou superestime as forças. Cuidado para não cair na armadilha do pessimismo ou do otimismo. Seja realista.

Outro ponto importante é evitar os exageros. É claro que é possível imaginar muitas ameaças para um pequeno negócio. Depois da vivência de uma pandemia, a sensação é de que tudo pode acontecer. Porém, não é realista tentar se precaver de tudo ou investir em cuidados para situações muito pouco prováveis. Lembre-se: toda informação incluída na matriz deverá ser utilizada de maneira estratégica.

O que fazer após o preenchimento?

A matriz permite identificar os elementos-chaves de sua empresa, que devem ser aprimorados ou resolvidos. A partir do que foi identificado invista tempo para:

  • Estabelecer proteção para as forças
  • Traçar estratégias para aproveitar as oportunidades
  • Desenhar um plano de ação para resolver as fraquezas
  • Monitorar as ameaças e buscar formas para prevenção

Quer fazer seu negócio deslanchar? Cadastre-se no Portal Avançar e tenha acesso a conteúdos exclusivos, oportunidades de negócio e parcerias. Tudo pensado para que empreendedoras e empreendedores de todo o país se desenvolvam e prosperem.