Foto: Shutterstock
Embora muitos empreendedores acreditem que ingressar em uma rede de franquias seja o segredo para garantir uma vida confortável sem muito esforço, a verdade é que esse mercado pode ser bastante desafiador.
Se você considera a ideia de adquirir uma unidade de franquia, precisa saber que vai passar por muitos desafios, mas é possível superá-los com as dicas de sobrevivência que separamos para vocês.
1. Escolha cuidadosamente a localização da sua unidade
Uma das decisões mais difíceis para um potencial franqueado é escolher em que local estabelecer seu negócio. Se esse for o seu caso, não hesite em pedir ajuda ao seu franqueador. Embora ele não possa apontar a você o lugar mais indicado para abrir sua unidade, poderá compartilhar dados importantes que influenciarão a escolha da sua localização. Em muitas franqueadoras, existe um processo de aprovação que passa pela análise do local escolhido, então é muito importante justificar sua escolha com dados estatísticos.
2. Busque uma equipe alinhada ao perfil do seu negócio
Se você quer garantir o sucesso da sua unidade, não economize esforços para encontrar a equipe adequada, com profissionais que tenham “a cara” do negócio. Escolher os profissionais corretos muda a aparência e o conceito do seu negócio pois eles serão os responsáveis por transformar a sua empresa em um sucesso de vendas e confiança dos clientes. Você pode ter um produto excelente, a melhor localização da cidade e uma loja com infraestrutura de alta qualidade, mas ter funcionários que atraiam o público faz toda a diferença.
3. Siga a fórmula do sucesso oferecida pelo franqueador
Um negócio não se torna franquia por acaso. Para que isso acontecesse o proprietário teve de errar e errar até encontrar uma fórmula que funcionasse, que agora será transferida a você! É claro que você pode (e deve!) dar um toque pessoal à sua franquia, mas não ignore as orientações feitas pelo franqueador. São elas que vão garantir que seu negócio seja considerado uma parte da rede e fazer com que os clientes reconheçam a marca em qualquer lugar que estejam. Garanta que o seu toque pessoal será o que trará eles de volta para a sua unidade.
4. Demonstre paixão pelo negócio
Um dos principais aspectos considerados pelos franqueadores será a sua capacidade financeira, mas ele não é o único. Além de analisar sua proposta para entender se você possui o capital necessário para assumir o risco, o grande diferencial para a sua aceitação será a sua identificação e paixão pelo negócio. Busque trabalhar com um negócio com o qual você se identifique. Se você não gosta da oportunidade que está perseguindo, talvez seja o caso de repensar suas opções.
5. Planeje seu crescimento cuidadosamente
Entrar em uma rede de franquias não é o modelo adequado para um empresário casual. Se você quer estar nesse ramo, precisa saber que todos os passos devem ser cuidadosamente planejados. Nesse momento, é muito comum que o único plano dos empreendedores seja “contar com o nome da rede para crescer vertiginosamente”, mas isso não vai ajudá-lo se você não estiver criando as próprias estratégias paralelamente. Pense em tudo que você pode fazer para garantir o sucesso do seu negócio. É isso que vai fazer a diferença na hora de ser aprovado. Empenhe-se, esteja disposto a lutar pelo nome da companhia, mostre aos franqueadores que você possui um objetivo maior.