Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empreendedor: prepare-se para negociar com investidores

Foto: Shutterstock

Uma das grandes dificuldades que podem impedir o crescimento dos negócios é a falta de recursos. Uma das alternativas para solucionar a questão e conseguir financiar novos projetos é procurar pelo apoio de investidores.

O empreendedor deve ter em mente que este momento pode ser decisivo para o futuro da empresa. Se for realizado um bom acordo, aumentam as chances de atingir cada vez mais sucesso.

Para que você se sinta preparado para negociar com investidores, preparamos um guia com 7 perguntas que poderão ser feitas. Acompanhe:

1. Por que e para que a sua empresa existe?
Deixe bem claro quais são os reais objetivos da sua companhia e o que ela deseja proporcionar ao consumidor final. Ao responder esta questão, é importante demonstrar ao investidor não apenas o valor financeiro da marca, mas também o poder transformador que ela pode ter.

2. Qual é a estratégia para ganhar mais clientes?
Provavelmente, os investidores já têm conhecimento da quantidade de clientes e produtos. No entanto, esteja preparado para revelar mais informações e contar, por exemplo, quais são as estratégias utilizadas para captar cada vez mais consumidores.

3. Qual é a expectativa para o retorno do investimento?
É fundamental que você consiga mensurar um possível retorno do investimento e quando ele ocorrera. Assim, a marca transmite confiança e credibilidade, fazendo com que os investidores acreditem no potencial do projeto.

4. Por que eu devo investir na empresa?
Esta é a hora de vender o seu negócio com excelência. Descreva os benefícios que o investidor poderá ter ao apostar na marca. É uma boa oportunidade para apresentar números favoráveis de mercado, segmento e resultados de vendas.

5. O que torna a sua equipe qualificada?
Se o investidor sentir uma conexão com a equipe, as chances de atingir o sucesso na negociação poderão ser significativamente maiores. Relate boas experiências com os colaboradores e explique como eles evoluirão junto com o crescimento dos negócios.

6. Quais foram os maiores desafios que você superou como empreendedor?
Além de conhecer tudo sobre a empresa, o investidor, provavelmente, desejara saber mais sobre o dono do negócio. Portanto, prepare-se para responder perguntas que demonstrem como você supera as dificuldades presentes na rotina de um empreendedor.

7. Quais são os riscos e como podemos evitá-los?
Toda companhia possui seus riscos e você não deve tentar esconde-los. O importante aqui é deixar claro que a sua empresa tem a capacidade de gerencia-los com eficiência, a fim de mitiga-los. Transmita segurança.

Treinar é necessário
Para que a negociação atinja o sucesso, além de se preparar conhecendo as perguntas que podem ser feitas, o empreendedor e sua equipe podem aproveitar para treinar a apresentação e alinhar os discursos. Simule o encontro com os investidores e ensaie possíveis contra-argumentos.


Leia também:
» 6 passos para uma negociação de sucesso
» Como um empreendedor pode administrar as finanças de forma eficiente


 

 

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.