Empreendedores que não se organizam vivem com pressa. Correm para uma reunião, não conseguem sair com antecedência para um compromisso e muito menos realizar todas as tarefas diárias. Uma programação de metas e objetivos bastava para que o dia fosse mais produtivo e estruturado.
O problema é que muitos deles realmente não sabem a melhor maneira de se organizar. Por isso, listamos seis tópicos essenciais para facilitar o planejamento diário.
1. ESCREVA TUDO
Primeiramente, pegue um caderno ou o bloco de notas do celular e escreva tudo o que você precisa fazer diariamente, para a próxima semana e até o próximo mês. A partir do que foi escrito, estipule o que precisa ser feito todos os dias para alcançar os objetivos de acordo com seus prazos e comece dividindo seu tempo de acordo com essas tarefas.
2. COMECE PELAS PRIORIDADES
As tarefas prioritárias muitas vezes serão as mais complexas. Nem por isso podem ser deixadas para depois. Procrastinar algo importante não irá otimizar seu tempo, e sim te deixar sufocado perto da entrega final. Organize seu dia de forma que todas as prioridades sejam resolvidas primeiro, e deixe as tarefas menos importantes para o final. Não desrespeite a ordem.
3. CALCULE O TEMPO NECESSÁRIO
Pense em cada tarefa e o tempo necessário para cumpri-la. Adicione, ao menos, meia hora. Trabalhar com pressa não gera resultados efetivos. Se você precisa concluir um projeto na quarta-feira pela manhã, não marque uma reunião importante para o almoço. Deixe para o fim da tarde, afinal, precisamos de tempo para dar o seu melhor.
4. DEFINA UMA HORA PARA TERMINAR
Nem sempre tudo o que foi planejado conseguirá ser cumprido. Por isso, é importante iniciar o dia resolvendo as prioridades. Caso seja preciso, reorganize a agenda dos dias seguintes se algo não saiu como esperado, mas não perca horas de sono para terminar algo que pode ser finalizado outro dia. Estipe um horário para que você finalize as tarefas de trabalho do dia e só volte a trabalhar no dia seguinte. Aproveite o que a vida pessoal tem a oferecer.
5. VERIFIQUE SE O PLANEJAMENTO ESTÁ SENDO EFETIVO
Após começar o exercício, seu dia está mais produtivo? Questione-se isso de tempos em tempos para analisar se a forma como você está se planejando está correta. Pergunte-se sobre o tempo gasto em reuniões ou se está selecionando realmente as prioridades de maneira correta. Aos poucos, ficará mais fácil estipular prazos e horários de acordo com a realidade do seu negócio.
6. TRANSFORME A ORGANIZAÇÃO EM ROTINA
Planejar-se previamente por uma semana não mudará em nada seu dia a dia. A organização deve se transformar em rotina. Ou seja, é preciso, diariamente, antes de começar a trabalhar, rever as tarefas, reorganizar as prioridades e escolher a melhor forma de cumpri-las.