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Desempenho do e-commerce: 6 métricas essenciais para avaliar o seu

Saber acompanhar o desempenho e crescimento de sua loja virtual é uma tarefa importante para a sobrevivência do seu negócio. A tarefa pode parecer complexa, porém existem alguns indicadores que tornam muito mais fácil entender os gargalos e identificar oportunidades. São métricas que, monitoradas rotineiramente, ajudam a antecipar problemas que podem se tornar crônicos e a visualizar ações para ampliar as vendas e a fidelização de clientes. Confira:

1) Taxa de conversão

Sem dúvidas, um dos indicadores mais importantes para avaliar o desempenho de um comércio são as vendas realizadas durante um determinado período. A taxa de conversão em um e-commerce considera o número de visitas ao site e sua relação com o total de compras efetuadas.

Como calcular:

Taxa de conversão = (vendas efetuadas ÷ nº de visitas ao site) X 100

Como usar a taxa:

Se você tem um bom número de visitas ao site e uma taxa de conversão baixa, é preciso entender por que isso está acontecendo. Ações que podem ajudar é reavaliar a descrição e fotos dos produtos e identificar melhorias a serem implementadas na experiência do usuário. Uma taxa de conversão alta mostra que seu site oferece o que o consumidor está buscando; nesse caso, pode ser interessante investir em ações para aumentar o tráfego do site.

2) Ticket médio

Ticket médio é o valor médio que seus clientes costumam gastar no seu e-commerce dentro de um determinado período (um mês, exemplo). 

Como calcular:

Ticket médio = (faturamento total ÷ nº de vendas) X 100

Como usar a taxa:

Este indicador permite perceber se seu ticket médio está baixo, ou seja, as vendas estão concentradas em pedidos unitários ou com poucos produtos e/ou itens de menor valor. Nesse caso, vale a pena implementar estratégias para aumentar o ticket médio.

3) Taxa de aprovação de pedidos

Esse indicador mostra se os pedidos realizados estão realmente se convertendo em vendas, com o cliente realizando a última etapa do processo, que é efetuar o pagamento. 

Como calcular:

Taxa de aprovação de pedidos = (nº de pedidos pagos ÷ nº de pedidos feitos) X 100

Como usar a taxa:

Uma baixa taxa de aprovação de pedidos pode indicar problemas na forma de pagamento. Disponibilizar somente vendas por boleto, por exemplo, faz com que o cliente tenha alguns dias para pagar. No decorrer desse tempo, ele pode simplesmente se esquecer de pagar ou mesmo desistir da compra. O ideal é oferecer diferentes formas de pagamento, especialmente as mais imediatas, como cartões ou pix.

 

4) Taxa de abandono de carrinho

Abandono de carrinho é o termo usado para se referir a clientes que se interessam em comprar, adicionam itens no carrinho, porém não finalizam a compra.

Como calcular:

Taxa de abandono de carrinho = (nº de vendas não finalizadas ÷ nº de checkout iniciados) X 100

Como usar a taxa:

Em geral, é comum lojas virtuais registrarem um alto índice de abandono de carrinho. Isso acontece porque muita gente utiliza o carrinho de compras como ferramenta para pesquisa de preços, frete e condições de pagamento, por exemplo, e, também, para fazer comparações entre sites diferentes. Isso não quer dizer que você não precise olhar para este indicador. Ao contrário, você pode adotar soluções para reduzir este percentual, transformando em vendas esse momento de contato com o cliente.

5) Taxa de rejeição

Essa taxa indica quantas pessoas visitaram sua loja virtual, não fizeram nenhuma compra, nem colocaram nada no carrinho ou em uma lista de desejos.

Como calcular:

Taxa de rejeição = (nº de visitantes que realizaram compras ÷ nº de visitantes) X 100

Como usar a taxa:

Caso identifique uma alta taxa de rejeição, você precisa reavaliar sua estratégia de vendas como um todo, isso porque o problema pode tanto estar no site (o layout pode não estar tão atrativo, por exemplo); nos preços praticados (seu cliente pode estar encontrando preços melhores); ou até mesmo na estratégia de captação (seu e-commerce está recebendo a visita de pessoas que não se enquadram no perfil do negócio).

6) Valor do tempo de vida do cliente

Esse indicador, conhecido pela sigla LTV (Lifetime value, em inglês), se refere ao total de compras que um determinado cliente realiza durante o período que mantém relacionamento com seu e-commerce. 

Como calcular:

Valor do tempo de vida do cliente = ticket médio X nº de compras realizadas por consumidor X tempo médio de retenção do cliente

Como usar a taxa:

Esse cálculo mostra o potencial de fidelização dos seus clientes e o quanto sua empresa pode lucrar, em média, com cada um deles. Você pode associar este dado a um tipo tipo de cliente, por exemplo, e perceber qual perfil traz maior resultado para seu negócio, direcionando ações de marketing para esse público.

Agora que você já sabe quais os principais indicadores são interessantes monitorar em seu e-commerce, o ideal é criar um rotina para coletar esses dados e, principalmente, estabelecer planos de ações diante dos cenários identificados.

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