A internacionalização das operações de um empreendimento é um procedimento complexo, com benefícios e desafios. Contar com a ajuda de consultorias especializadas pode ser um auxílio bastante importante, mas observar os erros e acertos de empresas já consagradas no mercado internacional também é uma fonte de aprendizado.
Veja as vantagens e desafios da internacionalização
Para facilitar a sua busca, apresentamos uma lista com alguns casos de empresas brasileiras com negócios internacionais relevantes. Boa inspiração pra você!
Empresas brasileiras com forte presença internacional
1. Stefanini
Atuando desde 1987, a Stefanini trabalha no campo de soluções em tecnologia de maneira diferenciada: ao invés de oferecer os produtos em si, age com o intuito de melhorar relações já estabelecidas entre empresas e os seus consumidores (realizando um outsourcingde Tecnologias da Informação). Com essa sacada e muitas outras de seus diversos braços de atuação, as operações da companhia estão presentes em mais de 30 países.
2. InterCement
Fundada em 2008 e pertencente ao grupo Camargo Corrêa, a InterCement pertence ao setor de construção civil. Distribuída em 70 estações produtoras de concreto em oito países ao redor do globo, a empresa tem operações internacionais consolidadas.
3. Magnesita
Desde 1939, a Magnesita trabalha com minerais industriais e soluções refratárias. Sua presença abrange 27 unidades industriais e escritórios que atingem quatro continentes.
4. Embraer
No setor de aviação a partir de 1969, a Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do planeta. Suas operações estão em 10 países e grande parte do seu faturamento é oriunda do mercado externo.
5. Alpargatas
Criada em 1907, a Alpargatas é uma gigante do mercado global de calçados. Entre as suas marcas estão a Havaianas e a Mizuno. Com produção e representações instaladas em 6 países e vendas distribuídas pelo mundo afora, a companhia já é reconhecida globalmente.
6. Votorantim
A Votorantim é um aglomerado empresarial fundado em 1918. O grupo apresenta operações em mercados tão diversos como o financeiro (Banco Votorantim), de construção civil (Votorantim Cimentos) e siderúrgico (Votorantim Siderurgia). Sua atuação existe em 23 países, com mais de 47 mil empregados em escala mundial.
7. Vale
Fundada em 1942, a Vale tem como sua principal atividade a mineração, com complementos em energia, logística e siderurgia. Presente em cinco continentes e mais de vinte países, a empresa é a maior produtora mundial de minério de ferro.
*
Para internacionalizar, conte com as facilidades e apoio oferecidos pelo Programa Avançar: o Santander Trade, o Clube Santandere o International Desk.