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Comportamento do consumidor: 5 dados que toda empresa deve acompanhar


Tudo acontece com mais velocidade hoje em dia, ainda no que diz respeito ao comportamento do consumidor. Se você zela pela saúde do seu negócio, fique atento: as preferências do cliente são voláteis e é preciso se empenhar para acompanhar as mudanças.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos dados mais importantes relacionados ao comportamento do consumidor e entender como as informações podem contribuir para tomar decisões melhores e conquistar um resultado expressivo.

1. Pesquisas precedem a compra (online e offline)

A tecnologia provocou mudanças na forma com que o consumidor escolhe o produto ou serviço que deseja comprar. Há algumas décadas, o acesso à informação era limitado, por isso havia pouca pesquisa prévia.

O cenário contemporâneo é muito diferente: o indivíduo tem autonomia para estabelecer seu próprio critério de avaliação e escolher entre dezenas ou centenas de alternativas disponíveis.

De acordo com um estudo divulgado pela Boston Consulting Group (BCG), de 60% a 70% das buscas online (sites, redes sociais e Google, por exemplo) têm o objetivo de pesquisar uma marca, loja, produto ou serviço.

Para o SPC Brasil (2017), 90% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar — mesmo que optem pela loja física no momento da aquisição.

2. Mobile é o novo padrão

Segundo recente levantamento do HootSuite (2017), cerca de 5 bilhões de pessoas fazem uso de algum tipo de dispositivo móvel — correspondendo a 67% da população mundial. Desse total, 51% já estão conectados à internet.

Esse dado indica que mais da metade da população global é constantemente impactada por estratégias mobile. E toda empresa competitiva está de olho nessa tendência!

No Brasil, de acordo com a Kantar IBOPE Media (2015), 64% das conexões à internet já vêm de dispositivos móveis — e esse número tende a crescer com o aumento das vendas de smartphones e tablets.

3. Fatores de influência na compra online

A web não é apenas uma ferramenta eficiente de pesquisa e avaliação de produtos. Pelo contrário! Cada vez mais consumidores optam pela comodidade de compra com alguns cliques.

Há critérios que são analisados no momento da escolha, determinando a viabilidade da aquisição. Entre eles, estão:

  • preço (com 60% de peso na decisão);

  • frete grátis (39%);

  • avaliação de compra por outros consumidores (27%);

  • número de reclamações em sites especializados (24%).

Os dados são de uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil, em 2017.

4. Experiência de compra

Independentemente do canal escolhido (loja virtual ou física), uma boa experiência de compra está entre os fatores mais importantes para a fidelização do cliente. Ela garante que, em uma nova oportunidade, o consumidor volte a procurar o produto ou serviço que adquiriu da última vez.

Segundo um levantamento feito pela Capgemini (2017), 80% das pessoas estariam dispostas a gastar uma quantia maior pelo mesmo produto ou serviço caso a experiência de compra fosse melhor.

Esse dado evidencia o peso de proporcionar ao cliente o melhor suporte em sua jornada de compra. No varejo, a disposição dos itens expostos e a capacidade do vendedor podem ser boas armas; no e-commerce, a facilidade de concluir o pedido e a agilidade na resolução de dúvidas aparecem como diferenciais.

5. Insatisfação no pós-venda

Não basta converter o consumidor, é preciso satisfazê-lo. O motivo é simples: quem está descontente com uma compra tende a contraindicar a marca para cerca de 10 pessoas. Essa estimativa é de Michel Aun, autor do livro “É o cliente que importa”, de 2012. O boca a boca negativo pode ser muito prejudicial ao negócio. Certifique-se de zelar por cada cliente!

A compreensão do comportamento do consumidor é uma grande vantagem competitiva. Dedique-se a conhecer as tendências do público e maximize as ofertas ao seu cliente.

Aproveite para analisar as tendências de mercado dos dois primeiros trimestres de 2018 e obter insights valiosos sobre a dinâmica de consumo. Bons negócios!

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