Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como tratar e destinar os resíduos da sua empresa corretamente

Foto: Shutterstock

O Brasil produz lixo como primeiro mundo, mas faz descarte como nações de terceiro, com envio de resíduos para lixões a céu aberto e pouca reciclagem.

O cenário precisa mudar. Como empresas são uma das principais instituições responsáveis por uma grande produção de lixo, devido ao número de funcionários e o desenvolvimento de produtos, precisam ficar atentas ao descarte consciente e à conscientização de seus funcionários acerca do tema.

Confira como tratar e destinar os resíduos da sua empresa corretamente:

1. Colete o lixo reciclável

A empresa deve separar todo material consumido internamente que pode ser reciclado: papéis, metais (cuidado com os materiais de aço, que não são recicláveis), vidros, plásticos e isopor (pode ser colocado junto aos plásticos). Precisa, também, encaminhá-los periodicamente para organizações parceiras, especializadas na reciclagem desses materiais.

2. Tenha lixeiras para lixos orgânicos

Algumas lixeiras, além das voltadas para coleta seletiva, precisam ser específicas para o lixo orgânico – as comidas e sobras – para que os resíduos não se misturem com o lixo inorgânico, dificultando a reciclagem dos materiais. Enfatize que embalagens como garrafas ou copos de café não devem ser depositadas junto ao lixo orgânico – são materiais recicláveis.

3. Crie campanhas de conscientização sobre o uso do papel

Pessoas tendem a imprimir tudo o que fazem no ambiente de trabalho. É preciso conscientizar os colaboradores sobre o uso excessivo de papel: ninguém precisa imprimir e-mails ou apresentações, basta apresentá-los pela tela do computador.

Opte por utilizar papel reciclável em cadernos personalizados e até mesmo no papel para impressão – uma tonelada de papel reciclável economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.

4. Estimule os funcionários a levarem seu próprio copo ou caneca

Água. Café. Chá. Suco. Funcionários consomem líquidos durante o dia todo. Estimulá-los a levarem seus próprios copos ou canecas para evitarem o consumo exagerado de copos plásticos é uma ótima opção: um descartável demora entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza.

A empresa pode aproveitar, também, o período de conscientização e distribuir canecas ou copos personalizados para os colaboradores.

5. Crie um ponto de recolhimento de pilhas e baterias

Empresas podem colaborar, ainda, com o recolhimento de pilhas e baterias – produtos que liberam metais pesados na natureza. Crie um ponto de descarte e faça parceria com empresas que coletem também esses materiais, garantido que sejam descartados corretamente.

6. Insira o consumo consciente na cultura da organização

O consumo consciente deve fazer parte da cultura organizacional. Todos os funcionários devem contribuir para que a empresa seja sustentável. Campanhas internas devem explicar a importância das ações implementadas: utilize dados reais para deixá-los a par da realidade do planeta e como a companhia está colaborando com o meio ambiente com as atividades propostas. O discurso deve ser constante, sempre presente nas comunicações, mesmo que subjetivamente.

Temos conteúdos exclusivos para você desenvolver ainda mais o seu negócio. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.