A autoconfiança impacta diretamente na qualidade dos projetos e das iniciativas de um empreendedor: em situações de conflito ou pressão, como reuniões com investidores ou lançamento de novos produtos e serviços, caso o profissional demonstre que não está preparado ou confiante, pode prejudicar-se no mercado.
Ou seja, para alcançar o sucesso, o empreendedor precisa ter confiança em si mesmo. Esse sentimento permite ao profissional acreditar fielmente que suas decisões são as mais indicadas para o desenvolvimento de seu negócio, auxiliando-o a tornar-se uma pessoa persuasiva, com força e coragem para tomar medidas arriscadas, e foco para conseguir desfrutar das oportunidades que o mercado irá oferecer.
Por onde começar a desenvolvê-la? Descubra como um empreendedor pode conquistar e manter a autoconfiança:
APRENDENDO COM OS ERROS
Para tornar-se um empreendedor autoconfiante, o profissional deve aprender que um erro não significa incompetência ou fracasso, mas sim pode servir como motivação para o crescimento e evolução, já que toda falha traz consigo uma lição que será útil em algum momento de sua carreira.
LIDANDO COM OS RESULTADOS
O empreendedor precisa saber lidar com os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Para que o profissional se sinta mais seguro na hora de tomar decisões, é fundamental que esteja preparado para o retorno que a ação trará, caso contrário, nunca terá motivação para arriscar – e no mundo dos negócios, quem não aposta, fica para trás.
ASSUMINDO A FALTA DE CONFIANÇA
Como cuidar de um problema sem assumir que o tem? Um dos momentos mais difíceis é reconhecer que não possui confiança em si mesmo, mas, só assim será possível descobrir a fonte da dificuldade. É preciso pensar nos próprios medos e limitações, para encontrar maneiras de combater cada um deles – assim, fica mais fácil controlar a insegurança em situações incômodas, ganhando mais confiança.
SENDO CONFIANTE COM DISCERNIMENTO
Ser confiante em excesso também é negativo para um empreendedor. Quem confia muito em si mesmo, acaba sendo arrogante: não sabe ouvir conselhos e só faz aquilo que bem entende. O ideal é que o profissional saiba tomar decisões importantes com cautela, baseadas em estudos, pesquisas e também na opinião de parceiros e clientes – que podem possuir uma visão de mercado mais ampla.