Mas vá com calma! Não se deixe derrotar e assumir o dia como uma perda total. É hora de se agarrar à oportunidade de melhorar a situação, não de desistir. Veja algumas de nossas dicas para compensar um dia ruim no trabalho e boa sorte!
Controle o estresse
Grande parte do estresse distribuído na sociedade tem origem no mundo profissional. Faça o teste: quanto do seu esgotamento emocional atual está relacionado com o seu emprego? Apostamos que é uma parcela considerável.
O ideal está em agir diretamente na fonte do problema. Corte as origens de estresse no seu trabalho, focando nas tarefas mais simples para recuperar a disposição e ordenando as outras atribuições de maneira a definir prioridades. Estabeleça metas e seja realista com a sua capacidade.
Caso ainda esteja sofrendo, tente apresentar o problema para um superior. A delegação pode estar desequilibrada e ninguém saberá sem que seja comunicado.
Cuidado com o chefe
Os clássicos dias ruins são nuvens negras que não param de te perseguir no escritório. Situações do tipo aumentam a chance de incidência de um grande problema: criar conflitos com um superior.
As frustrações ficam empilhadas e um simples encontro com o chefe pode ser o bastante para tudo seja exposto, de maneira desorganizada e totalmente inadequada. Não faça isso! Procure limitar o contato com o seu superior no caso da irritação estar realmente incontrolável. Em grande parte dos casos, ser honesto e “abrir o jogo”, explicando que está com um problema, pode ser ainda mais benéfico.
Fique longe do drama
A interação entre você e seus colegas no ambiente de trabalho é simplesmente essencial, seja para criar melhores condições de desempenho ou para estabelecer boas relações em equipe. Entretanto, um dos aspectos mais comuns da interação, o drama e a discussão de problemas, pode deixar seu dia ruim ainda pior.
Não desabafe ou desconte nos seus colegas, evitando também o comportamento passivo agressivo. Evite fofocas a todo custo.
Priorize o pessoal
A separação entre o profissional e o pessoal é fictícia e vai causar muita frustração quando você descobrir que ela não existe. Caso a vida pessoal ande muito atribulada e afetando tudo, dê prioridade para a resolução de questões íntimas. Não continue empurrando com a barriga e se conformando, já que esses problemas tendem a voltar para te assombrar.