Não é difícil entender por que o blitzscaling tem atraído cada vez mais a atenção do mundo corporativo. Ele foi criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, e tem sido aplicado por gigantes da tecnologia como Amazon, Google, Instagram, Netflix e Spotify.
Para simplificar, podemos classificá-lo como um modelo de gestão adotado para orientar uma empresa para um rápido crescimento em escala global. A sua aplicação depende da adoção de uma série de medidas, respeitando o estágio no qual o negócio se encontra em termos de desenvolvimento.
Quer entender melhor como isso funciona na prática? Então você está no lugar certo, porque vamos explicar os princípios básicos do modelo neste artigo.
O que diferencia o blitzscaling dos demais modelos de gestão?
Concentração de esforço e velocidade de implantação são os princípios básicos do blitzscaling, que tem como proposta alavancar o crescimento da empresa.
Detalhe importante: nesse caso, não se trata apenas de fazer o negócio crescer. A meta é que isso aconteça em um curto espaço de tempo, em escala global e de forma que a empresa consiga abrir uma boa vantagem em relação à concorrência.
Para que isso aconteça, o blitzscaling é aplicado a partir de um modelo de prioridades, no qual são estabelecidas as medidas que serão adotadas em cada estágio evolutivo da empresa.
Vamos detalhar melhor quais são essas fases no próximo tópico!
Como adotar o blitzscaling?
Empregando a terminologia criada por Reid Hoffman, a aplicação do blitzscaling leva em conta que toda empresa se desenvolve a partir de cinco estágios:
1. Família. Possui menos de 10 funcionários e faturamento inferior a $10M;
2. Tribo. Possui entre 10 e 99 funcionários e faturamento entre $10M e $100M;
3. Vila. Possui entre 100 e 999 funcionários e faturamento entre $100M e $1B;
4. Cidade. Possui entre 1000 e 9.999 funcionários e faturamento entre $1B e $5B;
5. Nação. Possui mais de 10.000 funcionários e faturamento acima de $5B.
Essa classificação é feita com base na dimensão do negócio (considerando a estrutura interna, número de clientes e faturamento). Em cada fase, temos um conjunto de prioridades relacionadas ao desenvolvimento do produto, à gestão de pessoas, ao modelo de financiamento, entre outros aspectos.
Um ponto em comum entre as empresas que adotam o blitzscaling é o desenvolvimento de um produto inovador. É compreensível que, via de regra, elas apareçam com facilidade no estágio “família”, uma vez que estamos em uma estrutura menor, mais flexível e que envolve um grupo restrito de pessoas.
Definida a base da oferta que será feita ao mercado, é hora de buscar o financiamento para ganhar escala. Porém, o foco ainda deve estar no produto, na execução do projeto. Ou seja, é nesse aspecto que o esforço será concentrado.
Essa mesma lógica será aplicada no avanço para as demais etapas, com atenção em alguns pontos:
- o modelo de prioridades adotado em cada estágio será estabelecido a partir das peculiaridades do negócio, mas é importante ter em mente que o objetivo é crescer rápido.
- a gestão de pessoas é uma dificuldade enfrentada nesse processo de evolução, principalmente quando se passa de “vila” para “cidade”. A recomendação é deixar de lado a estrutura hierarquizada. É necessário ter um modelo horizontal que garanta autonomia para a equipe.
O que podemos aprender com esse tipo de modelo?
O blitzscaling, pelas suas características, tem servido bem para os propósitos das startups, das empresas de tecnologia e daquelas que têm intenção de abrir capital ou avançar a partir de aquisições.
Contudo, é importante refletir sobre como a estratégia pode ser inspiradora para uma operação interessada em lançar-se em uma nova atividade, por exemplo. Nesse caso, a unidade de negócios criada para viabilizar a operação pode partir da base “família” e avançar até o estágio 'nação', considerando o modelo de prioridades definido para o projeto, dentro da premissa do avanço rápido.
De nada adianta entender como concentrar seu esforço e imprimir velocidade ao processo de gestão (princípios do blitzscaling) se a empresa não atender ao requisito mínimo, que é ter um produto inovador, correto?
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