Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Descobrimos 4 truques, comprovados pela ciência, para aumentar sua criatividade

Todo profissional lida, rotineiramente, com problemas. Aliás, eles são a razão de ser de qualquer empresa: um negócio é moldado para solucionar uma demanda de mercado. E esse desafio é constante! É a partir dele que começa a busca por uma solução criativa, que é aquela que resulta na inovação.

Se você conseguir aumentar sua criatividade, o processo será mais fácil. Mas como fazer isso? Existem métodos comprovados pela ciência e é possível contar, também, com a experiência de uma companhia inovadora. Afinal, a prática bem-sucedida ou se inspira em uma descoberta científica ou a estimula.

Neste artigo, você vai conhecer métodos eficientes para aumentar sua criatividade. Confira!

1. Explore um novo ambiente

Para inovar, é preciso expandir o horizonte. Uma ideia não deve ser debatida apenas dentro da instituição. Um novo ambiente pode contribuir muito para aumentar a sua criatividade. Bons exemplos não faltam!

No livro 'Guia Valor Econômico de inovação nas empresas', Moysés Simantob e Roberta Lippi registram o caso da 3M do Brasil. Ela adota a prática de explorar um novo ambiente para identificar uma solução a ser desenvolvida pela companhia ou aprimorar o que já está em andamento. Isso é feito com visitas sistemáticas à clientela da marca.

Nessa ocasião, a equipe de laboratório consegue verificar se a pesquisa conduzida está no rumo certo. Além disso, é uma forma de fomentar uma nova oportunidade de negócio.

2. Recorra ao brainstorm

O brainstorm, ou 'tempestade de ideias', é uma técnica de pensamento divergente. Esse processo de reflexão é caracterizado pelo grande volume de sugestões para a solução de um problema, sem delimitação de parâmetros. Isto é, toda ideia deve ser apresentada livremente.

A técnica foi formulada por Alex Osborn em 1950. Para que o brainstorm se transforme em uma reunião bem-sucedida, é preciso observar os seguintes pressupostos:

  • quantidade: o importante é reunir o maior número possível de ideias para só então selecionar a mais viável;

  • livre pensamento: em uma sessão de brainstorm, nenhuma sugestão é criticada, pois o propósito é estimular a máxima participação;

  • originalidade: a ideia 'fora da caixa', que traga uma solução inovadora, deve ser valorizada;

  • seleção: depois que todas as propostas forem apresentadas, é preciso selecionar e combinar as melhores.

A partir daí, a solução ideal é colocada em prática. Depois, o resultado será acompanhado para corrigir o problema.

3. Sistematize a inovação

Sabe aquele momento em que a ideia não vem livremente, como deveria ser em uma sessão de brainstorm? Também há uma solução para isso. Você pode aumentar sua criatividade buscando a resposta por meio de um processo sistemático.

Uma forma de conseguir isso é recorrer ao método SCAMPER, que consiste em responder 7 perguntas:

  • S (substituir): o que pode ser substituído para melhorar o resultado?

  • C (combinar): quais ideias podem ser combinadas para gerar uma nova?

  • A (adaptar): é possível adaptar uma ideia já existente?

  • M (modificar): o que pode ser modificado, acrescentado ou reduzido para gerar um produto ou serviço com nova característica?

  • P (possibilidades): a ideia, o produto ou o serviço pode ser utilizado em outro contexto?

  • E (eliminar): existe algo que não gere valor que possa ser eliminado? Como simplificar?

  • R (reverter): se o processo que você desenvolveu fosse revertido, realizado em outra ordem, qual seria o resultado?

Pronto, temos o acrônimo para SCAMPER. Esse método foi desenvolvido na década de 1920 pelo administrador Bob Erbele.

4. Tenha uma experiência sensorial

É possível aumentar sua criatividade aliando o desenvolvimento de ideias a uma experiência sensorial. A música, por exemplo, é uma das possibilidades mais estudadas. Não precisa ser um estilo específico, desde que ela seja agradável para você.

Na verdade, pesquisadores afirmam que uma música alegre é capaz de estimular a criatividade. A lógica é: se a música faz você feliz, ela pode deixá-lo mais criativo. A experiência sensorial se estende às artes visuais, ao aroma e a técnicas de relaxamento, por exemplo.

É prova de que, além de melhorar seu desempenho, uma técnica para aumentar sua criatividade pode ser também prazerosa. E uma das formas mais eficientes é estar sempre aberto ao aprendizado e ao debate de ideias.

Quer acessar outros conteúdos para seu desenvolvimento? Temos webséries e podcasts exclusivos para você. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 5858

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.