Uma equipe precisa estar bem alinhada com suas funções para gerar bons resultados. Mais do que isso, uma equipe precisa saber trabalhar em grupo para cumprir com as demandas da sua área e superar as expectativas da empresa.
Os líderes são os responsáveis por identificar quando sua equipe não está desempenhando suas atividades como deveria. Algumas perguntas e levantamentos internos podem auxiliá-los a identificar a fonte do problema. São elas:
1.ELIMINE A COMPETIÇÃO ENTRE OS MEMBROS
A pesquisa Corporate Culture Chasm, da VitalSmarts, revelou que funcionários acreditam que as empresas não compactuam com o trabalho em equipe, mas sim com a competitividade entre os membros. O primeiro desafio do líder é desmitificar esse pensamento e mostrar a relevância do papel de cada profissional da área para o atingimento das metas. Mostrar a importância de cada um deles para a empresa ajuda com que eles percebam seu valor como grupo. Ao compreender melhor seu papel, o funcionário tende a ficar mais motivado.
2.DIVULGUE OS RESULTADOS DO TIME
O líder deve acompanhar os dados de desempenho e compartilhar com sua equipe sempre que possível. Essa atitude também os auxilia a enxergar como seu trabalho faz parte do desenvolvimento da empresa e como ele dá mais resultado quando exercido em conjunto. Um programa de reconhecimento dos funcionários pode ser uma ótima ferramenta para motivá-los, aumentar sua satisfação no trabalho e manter sua produtividade elevada. Promover iniciativas simples, como reuniões ou almoços mensais para reconhece-los já gerará uma grande diferença.
3.TRABALHE COM FEEDBACKS
O estudo Feedback: The Powerful Paradox, realizado em 2014, analisou 2700 empregadores e empregados e concluiu que 72% dos funcionários acreditam que seu desempenho melhoraria caso seu líder lhe desse os feedbacks necessários.
Um feedback deve ser trabalhado como um diálogo construtivo. O líder deve apresentar o progresso de cada membro da sua equipe, mostrando seus destaques e pontos que o funcionário poderia melhorar – sem esquecer de sempre apontar a solução. O líder deve concentrar-se em fazer com que o grupo permaneça positivo, especialmente quando a pressão das demandas está alta.
4.PROCURE MANTER A POSITIVIDADE DA EQUIPE
Equipes preocupadas são mais propensas a perder prazos e atrasar demandas. O líder deve concentrar-se em fazer com que o grupo permaneça positivo, especialmente quando a pressão no ambiente de trabalho está alta. Para auxiliar na motivação, é indicado utilizar exemplos reais de como superar desafios é mais gratificante do que parar no meio do caminho com os obstáculos.
5.PREZE PELA TRANSPARÊNCIA
Divulgar informações importantes, como métricas de desempenho e relatórios de processo, demostram respeito pela equipe. A transparência com o grupo ajuda na conquista da confiança de cada membro: quando se sentem inseridos na realidade da empresa, o alinhamento de projetos e tarefas consegue ser feito de forma mais fácil.
6.INCENTIVE O RECONHECIMENTO DOS PARES
O líder não deve apenas reconhecer os membros de seu time, como também ensiná-los a reconhecer seus colegas de equipe. De acordo com o relatório 2014 TINYpulse Employee Engagement and Organizational Culture Report, que entrevistou mais de 200 mil funcionários, a “razão número 1” para ir mais longe no trabalho é o reconhecimento por parte dos colegas da área. Quando isso acontece, os funcionários tendem a ficar ainda mais motivados, melhorando o trabalho em equipe.