Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Conheça 5 formas de proteger o seu negócio

Mesmo os empreendedores que estão acostumados a lidar com assuntos mais burocráticos podem sentir dificuldades quando precisam tratar de questões relacionadas às leis e da proteção dos seus negócios.

Portanto, é importante que você tenha uma noção das leis, das suas implicações e efeitos, mesmo que essa responsabilidade jurídica esteja com um especialista. O conhecimento de contratos legais e outras questões jurídicas é essencial, independente do tamanho da empresa.

Uma das possíveis consequências que você pode sofrer ao ignorar a parte jurídica é não ter conhecimentos dos benefícios que as leis podem trazer a você. Por isso, neste artigo damos algumas dicas de como você pode agir para proteger a si e a seus negócios.

As cinco coisas que você deve ter em mente para proteger o seu negócio são:

1. Contrate um advogado

A primeira dica é, provavelmente, uma das mais essenciais para a segurança da sua empresa. Contate amigos ou colegas de negócios que sugiram advogados familiarizados com questões de pequenas empresas. Esse profissional irá te ajudar com questões relativas à administração, contratos, leis e outras áreas crucais.

2. Tenha um contador

Trabalhar com um contador é um investimento que costuma fazer sentido até mesmo para pequenos empresários. Se você não tem tempo de se manter atualizado e nem sabe responder à perguntas relacionadas à regimes tributários e obrigações contábeis, ter o auxílio desse profissional vai previnir você de muita dor de cabeça. Um contador acaba sendo responsável pela gestão financeira, apuração de impostos e outras burocracias indispensáveis para qualquer negócio.

Vale lembrar que MEI (Microempreendedores individuais) não necessita do apoio de um contador, visto que sua situação tributária é realizada de maneira simples.

3. Adiquira bons seguros

Os seguros são a melhor forma de você proteger sua empresa de adiversidades. Através desses serviços, riscos são amenizados, prejuízos incalculáveis são poupados e qualquer tipo de preocupação, atenuada.

Há uma série de situações que são beneficiadas por um bom um seguro, incluindo coberturas financeiras, assistências e proteção para funcionários.

4. Cuide de seus funcionários

Garantir a segurança de seus funcionários é uma maneira de fornecer um ambiente de trabalho seguro. Como empreendedor, é sua responsabilidade oferecer ferramentas adequadas, treinamentos eficazes e coberturas de saúde para seus empregados.

5. Proteja os dados da sua empresa

Proteja sua empresa contra crimes cibernéticos e hackers. Se dados sensíveis de clientes, funcionários ou fornecedores estão preservados em computadores ou nuvem, é essencial que você invista em backups ou softwares de segurança.

Participe ativamente do planejamento e esteja atento ao andamento das coisas. Tornando-se íntimo da lei, você verá como ela pode ajudá-lo a desenvolver o seu próprio negócio. 

Que tal contar com uma ferramenta completa para Gestão de Negócios da sua pequena empresa? Conheça o CoPiloto Santander, uma plataforma simples e prática. Com ela, você controla seu estoque, registra pagamentos, acessa o fluxo de caixa, emite notas e organiza as informações dos seus clientes.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.