Todos os empreendedores têm problemas para resolver, mas a pior maneira de solucioná-los é sendo inconsistente – ou seja, contraditório e incoerente em suas decisões.
Uma empresa, no entanto, precisa ser consistente se quer alcançar o sucesso.
A organização consistente é aquela que consegue manter um padrão nos seus serviços e produtos ofertados e que valoriza o vínculo com seus clientes. Quando uma companhia mostra irregularidades em seus processos e não passa confiança para seu consumidor, que costuma se apegar a alguma marca quando satisfeito com seu atendimento, tende ao fracasso.
Portanto, para conquistar clientes fiéis, a companhia deve seguir um padrão em todos os seus processos, comunicações e posicionamento para que, toda vez que um cliente pensar em comprar, ser direcionado diretamente para a empresa: esse é um trabalho de consistência empresarial efetivo, que, eventualmente, poderá necessitar de algumas ferramentas e iniciativas diferenciadas para ser assertivo.
COMO TRAZER A CONSISTÊNCIA PARA A REALIDADE DA MINHA EMPRESA?
Dizer que você valoriza a consistência e realmente fazer dela uma prioridade são duas coisas bem diferentes. Aqui vão algumas dicas de como colocar o cenário ideal em ação:
1. Desenvolva um plano
Comece com o planejamento estratégico. Se a consistência vai ser uma prioridade, você precisa escrever metas, objetivos, e outros propósitos específicos do seu segmento. Essa é a única forma de acompanhar o desempenho e saber o que deu errado no futuro se houver algum empecilho no caminho.
2. Utilize as ferramentas corretas
A partir do plano, defina as ferramentas e tecnologias a serem utilizadas para colocar a consistência organizacional em prática – preze pela qualidade.
3. Atualize seus funcionários
Você pode ter os objetivos certos e tecnologia de ponta, mas essas coisas não significam nada se você não tem uma equipe que sabe o que está fazendo e por que deve fazer aquilo. Fale com os seus funcionários para garantir que eles entendam quais são os ideais da companhia e como é importante que eles compactuem com os valores desenvolvidos. Aposte em campanhas e outros canais para engajar os colaboradores em relação ao tema: a comunicação deve ser contínua para ser efetiva.
4. Saiba se adaptar
Consistência não quer dizer que você tem que seguir um único plano ou ideia para sempre. Às vezes, as mudanças na tecnologia ou no mercado obrigam a sua marca a seguir uma nova direção. O segredo é saber quando se adaptar, e como fazer isso sem comprometer a sua empresa. Em outras palavras, não tem problema mudar ações ou como elas são feitas, o que não pode mudar é o propósito que está por trás delas.
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