Busca
Agronegócio Agronegócios

Agronegócio: tudo que você precisa saber sobre sucessão familiar neste setor





Quando o assunto é gestão, o tema da sucessão familiar e agronegócio é colocada em pauta com frequência.

Para se ter uma ideia das proporções desse tema, aproximadamente 40% dos produtores do agronegócio brasileiro têm seus familiares em atividade no negócio há, pelo menos, 30 anos. Esses dados fazem parte de um estudo conduzido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Sendo assim, discutir o tópico da sucessão familiar é sempre importante para a continuidade da atividade econômica – e, inclusive, tem sido tema de eventos específicos para essa discussão. Este artigo traz alguns detalhes sobre o assunto e, também, aproveita a data comemorativa de hoje: o Dia Nacional da Família.

 

Nas mãos certas

A relação entre sucessão familiar e agronegócio não é instantânea. Pelo contrário, trata-se de um procedimento gradativo que costuma demandar meses – e até anos – de transição.

A conversa sobre essa “passagem de bastão” deve ser iniciada com antecedência. Apesar de ser um assunto complexo, é fundamental que ele seja discutido abertamente entre os familiares.

Especialistas nesse tipo de transição costumam indicar uma espécie de mediação externa da questão. Para equilibrar os ânimos durante as tratativas, recomenda-se a presença de um consultor independente para assumir a forma de um facilitador na questão.

 

Soluções tecnológicas e agronegócio: uma parceria rentável

 

Caminhos da profissionalização

Diversas abordagens sobre sucessão familiar e agronegócio colocam como ponto importante uma tendência geral no mercado. O fato de passar o comando do empreendimento rural deve obedecer a aspectos sustentáveis da economia agrária.

Cada vez mais, a gestão do agronegócio tem sido individualizada e profissional. Isso implica que, muito mais que uma dança das cadeiras, a troca de administração deve ser acompanhada pela condução responsável dos negócios.

Para esse ponto existe, inclusive, um trabalho forte de instituições e consultorias especializadas para garantir o cumprimento das etapas sem a ocorrência de perdas e problemas.

 

É fundamental buscar o consenso

A sucessão familiar pode compreender um número grande de pessoas, de diversas faixas etárias e interesses.

O bom andamento do agronegócio no futuro vai depender consideravelmente da forma como foram conduzidas, em trâmites burocráticos, essas tratativas.

É muito importante aproveitar as discussões de transição para buscar o consenso e assinaturas de todas as pessoas relacionadas com o expediente.

 

Dia Nacional da Família

A data do Dia Nacional da Família é comemorada no Brasil desde 1963. O decreto que definiu essa celebração baseou o calendário em um fato religioso.

Dia 8 de dezembro é, também, o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O Dia Mundial da Família é comemorado em 15 de maio. [GR1] 

 [GR1]A matéria fala que a sucessão é importante, mas fica faltando a parte de como fazer, ferramentas, ideias, estímulos. Temos como incluir um passo a passo para estabelecer um programa de sucessão?

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.