O valor e a eficácia das ferramentas de divulgação e marketing digital nunca podem ser subestimados no modelo contemporâneo de negócios. Em outras palavras, toda e qualquer oportunidade de alavancar a popularidade e alcance ao usuário – e potencial cliente – deve ser aproveitada.
Aspectos como uma presença sólida nas redes sociais, atendimento ao consumidor eficiente e publicidade com produção de conteúdo são praticamente indispensáveis.
No que diz respeito ao conteúdo, a criação sempre deve prezar a qualidade e a relevância frente ao público que se pretende atingir. Uma das alternativas mais empregadas está nos E-books, os livros digitais.
Você conhece a importância de produzir e-books sobre seus negócios? Conheça as nossas recomendações.
Alguns fatos sobre marketing de conteúdo
E-book no ambiente corporativo
Um E-book (ou eBook) ou livro digital consiste na produção de conteúdo específico sobre as suas operações. O objetivo está em demonstrar o conhecimento e a familiaridade da empresa com o segmento no qual atua, divulgando de maneira criativa e abrangente os seus produtos ou serviços.
Os eBooks também garantem resultados no campo da credibilidade.
Outro elemento essencial ligado ao tema está na própria distribuição. A mesma precisa ser ampla e se adaptar às necessidades do usuário, com acessibilidade na maior parte dos dispositivos e, evidentemente, facilidade para ser encontrada.
Os benefícios
A série de pontos positivos envolvidos na produção e distribuição de eBooks ressalta a sua relevância para os negócios. Em primeiro lugar, a própria facilidade de criação: o livro digital não pode ser muito longo (nada de preparar um épico do tamanho da trilogia O Senhor dos Anéis, de Tolkien), de maneira a tornar sua leitura mais simples e focada. Sendo assim, a escrita propriamente dita envolve menos recursos e tempo. O mesmo pode ser dito sobre a sua distribuição, feita online e de maneira global.
Com relação ao próprio cliente, as vantagens também são consideráveis. O acesso simplificado, normalmente gratuito, leva a um alcance ampliado e ao aumento da força da marca.
Por fim, a disponibilização dos eBooks no site da sua empresa pode estar associada com pequenas pesquisas e levantamentos de dados dos usuários, que ajudarão a elaborar perfis de quem se interessa pelo que você oferece.
O que vou escrever?
É óbvio que o conteúdo em si também é de muita importância. Faça os E-books de acordo com o segmento no qual a sua empresa se encaixa, procurando sempre evidenciar as características de destaque do seu negócio.
Uma boa recomendação está em tornar a leitura leve e descontraída, sempre que possível contando com o apoio de ilustrações e uma boa diagramação.
O e-book vai abordar um problema ou dúvida do seu público? Vai ajudá-lo a resolver alguma questão? Pense nisso antes de definir o tema.
É fundamental que seja um produto relevante, que faça a diferença na vida do leitor – e, principalmente, que divulgue bem a sua empresa.