Como andam as vendas no seu empreendimento? Caso você não esteja fechando o número de acordos que desejaria, com lucratividade baixa, talvez o seu negócio esteja passando por dificuldades relacionada.
Não perca as esperanças. Confira essas 10 atitudes que poderão ajudar a aumentar suas vendas.
1. Use aplicativos e tecnologia
Conte com a tecnologia a seu favor na hora de vender. Seja em pacotes de software para o PC ou apps para o smartphone, existe um grande número de aplicações que fornece ajuda para o empreendedor.
2. Caia da cama
Não vá cair literalmente dos seus aposentos, hein! Levantar cedo todos os dias, aproveitando as manhãs para encaminhar o trabalho, é muito positivo para o vendedor.
3. Mantenha contato com o cliente
É muito importante que você desenvolva um bom relacionamento com o consumidor. Entre em contato direto com o cliente, auxiliando no momento da compra e mesmo depois.
4. Ofereça descontos
Preços promocionais são uma estratégia comprovadamente efetiva no aumento de vendas.
5. Aprenda com os melhores
Procure ouvir e aprender com vendedores exemplares. Muitos deles escreveram livros detalhando seus métodos ou apresentam palestras com regularidade. No entanto, mesmo um vendedor do seu próprio departamento pode ensinar bastante.
6. Use o primeiro nome
Manter proximidade com o cliente significa saber como abordá-lo. Use o primeiro nome sempre que possível, oferecendo pessoalidade e passando uma imagem de confiança para o seu empreendimento.
7. Sacrifique alguns finais de semana
O descanso e uma pausa no trabalho são fundamentais, porém aproveitar os dias do final de semana para prospectar clientes, preparar planejamentos ou acompanhar tendências de mercado pode ser um diferencial marcante na melhoria do desempenho em vendas.
8. Agradeça com mais frequência
Um vendedor precisa dizer mais “obrigado” do que “por favor”. Pense em formas de agradecer o seu cliente que acaba de realizar um negócio com você. Trata-se de um importante passo para a fidelização.
9. Forme uma equipe balanceada
Não economize esforços para compor um time equilibrado, focando nos talentos e capacidades dos colaboradores. Divida as funções tendo em vista as forças individuais, mas saiba trabalhar as ações em conjunto e incentivar a cooperação.
10. Escute com mais atenção
Parece ser uma espécie de consenso o de que um vendedor nunca deve parar de falar, bombardeando seus clientes com informações sem dar espaço para contestações. Na verdade, essa situação foge bastante do ideal: você deve escutar mais, ouvindo a opinião, feedback e as críticas do consumidor, para então oferecer o seu posicionamento.