Por que contratar estagiários para a sua empresa

Jovens talentos podem se tornar os próximos líderes da companhia

Publicado em 23/07/2019

Por que contratar estagiários para a sua empresa

Foto: Envato Elements

O período de estágio é uma grande oportunidade para os estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho. É a partir dele que os jovens começam a traçar sua carreira e conquistar suas primeiras realizações. Além de uma ótima experiência para os universitários, contratar um estagiário pode ser vantajoso para uma empresa.

O futuro de uma organização pode estar nas mãos de seus atuais estagiários. Isso mesmo: os jovens talentos podem se tornar os próximos líderes da companhia. Para isso, esses profissionais em formação precisam receber a orientação e os treinamentos necessários durante seu desenvolvimento profissional – algo em que toda empresa deveria investir.

O primeiro passo para uma empresa que deseja contratar um estagiário precisa é aprender a enxergar o valor e o potencial do futuro profissional para o desenvolvimento da companhia. Ou seja: vê-lo como alguém que está no ambiente de trabalho tanto para aprender como para contribuir.

A organização deve aproveitar a oportunidade de ter um novo profissional compondo o time. Ele terá um ótimo potencial de crescimento e poderá ser treinado de acordo com a cultura, missão, visão e valores da empresa, tornando-se um colaborador exemplar após a formação – e, quem sabe, um futuro líder.

Por que contratar

Com o estágio, o estudante consegue aplicar o conteúdo aprendido em sala de aula em suas funções no novo trabalho. O jovem talento estará interessado em colocar em prática tudo o que vem aprendendo na graduação e isso estimula outros colegas e até mesmo seus superiores a compartilhar conhecimento entre si, criando uma nova cultura dentro da organização.

Além disso, como o estudante estará descobrindo suas áreas de maior afinidade, a empresa pode aproveitar o momento para descobrir se o estagiário possui o perfil de líder e, desde cedo, começar a desenvolvê-lo para assumir um cargo dessa natureza no futuro.

O que isso muda para a empresa? Líderes precisam ter a cultura organizacional enraizada em seu posicionamento. Caso contrário, eles não estarão guiando seus liderados pelo mesmo caminho que a organização deseja seguir. Quando líderes são contratados do mercado, eles muitas vezes não se identificam com o modelo de gestão da companhia e acabam não seguindo seus valores e propósitos – e isso não acontece com alguém que, por anos, foi desenvolvido pela própria corporação.

Os estudantes que desejam fazer carreira na empresa demonstrarão desde cedo dedicação, compromisso com seus prazos, horários e entregas. Eles querem se destacar em suas tarefas para mostrar que estão prontos para crescer dentro da organização. Cabe à companhia apostar neles para garantir o futuro do negócio. Isso pode ser feito com a estruturação de um plano de desenvolvimento de carreira para motivar os estagiários a continuarem em suas posições, garantido que a empresa investirá em seu crescimento profissional dentro da corporação.

Como contratar

Clientes do Banco Santander que desejam contratar um estagiário e impulsionar seu crescimento contam com o apoio do Programa Universitário-Empresas. A iniciativa visa aproximar as empresas clientes do Santander e as principais instituições de ensino e centros de pesquisas do país, apoiando a formação prática dos universitários por meio de sua inserção no mercado de trabalho. Confira aqui o passo a passo para participar do Programa.

Temos conteúdos exclusivos para você desenvolver ainda mais o seu negócio. Cadastre-se gratuitamente e confira!