Empreender do zero: saiba como começar em 5 passos

Publicado em 13/05/2021

mulher empreendedora

Sabemos que começar a empreender é um grande desafio, afinal, começar algo do zero requer coragem e persistência. O mercado apresenta oportunidades que podem ser aproveitadas por meio de ideias inovadoras e a internet possibilita a viabilidade com baixo custo.

Por isso, se você faz parte do time empreendedor que quer tirar uma ideia do papel, mas não tem noção de como começar, fique com a gente e confira por aqui:

  • Como começar uma empresa do zero
  • Veja 5 passos simples para empreender
  • Ideias para empreender do zero
  • [EXTRA] Curso online gratuito de Empreendedorismo

Como começar uma empresa do zero

Para começar um empreendimento do zero é necessário seguir alguns passos básicos para não se arriscar e acabar desperdiçando tempo e dinheiro. Por isso, analisar processos e entender os principais pontos de atenção do seu negócio são tão essenciais.

Podemos destacar que, antes de mais nada, precisa-se ter em mente algumas coisas a depender do seu tipo de negócio, como: planejamento estratégico, gestão de vendas, estoque, marketing, gestão de pessoas, finanças, contabilidade e possíveis parcerias.

Para que suas chances de sucesso sejam ainda maiores, vamos fechar com chave de ouro apresentando o curso online gratuito de Empreendedorismo do Programa Avançar.

5 passos simples para empreender

Muitos negócios que começam sem ter um norte e acabam fechando cedo as portas por falta de atenção a todos esses processos essenciais. Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo! Para que você consiga empreender do zero a partir de 5 passos principais.

1.Faça um plano de negócios

Nossa primeira dica e mais importante é a construção de um plano de negócios. Isso tudo porque é fundamental antes de se iniciar qualquer projeto saber o que se está fazendo e planejar seus próximos passos.

Por isso, um plano de negócios requer uma visão estratégica, financeira e de mercado. Estratégica no sentido de O documento também precisa assegurar que todos os custos foram estimados e contabilizados.

#Dica: Temos um conteúdo que te ensina passo a passo como montar um plano de negócios, confira 😊

2.Faça uma pesquisa de mercado

O sucesso do seu negócio vai depender totalmente do seu desempenho com seus clientes. Afinal, nenhum empreendimento se mantém no mercado sem fidelização. Por isso, é fundamental colocar o cliente no centro das suas estratégias, o chamado “customer centric”.

Antes de vermos todos esses termos, é preciso conhecê-lo, certo? Conhecer quem é o seu cliente. E é para isso que existe a pesquisa de mercado! Dentro do plano de negócios você já definirá seu público-alvo, mas depois consideramos que é necessário o desenvolvimento de uma pesquisa mais aprofundada do mercado local, que pode orientar os caminhos da sua atuação.

É preciso entender melhor com quem você fala, seus gostos, costumes e hábitos, de que forma são impactados e quais meios de comunicação eles utilizam. Assim, é possível desenvolver seu serviço ou produto de forma que atenda de fato as necessidades do seu público. Não só isso, numa pesquisa de mercado é possível identificar novas oportunidades de vendas e ofertas.

#Dica: Temos um conteúdo que explica o que é uma pesquisa de mercado e como desenvolvê-la da melhor forma!

 3.Formalize seu negócio

Uma dica superimportante é: formalize seu negócio. Pode parecer óbvio, mas hoje muitos empreendedores, para evitar gastos com burocracias, preferem manter um negócio informal.  

Mas não é preciso gastar muito e nem envolve muitas papeladas ter um negócio formalizado desde o começo. E o melhor: o processo formal feito desde o início, evita possíveis problemas fiscais futuros para o seu empreendimento e também dá acesso a uma série de vantagens exclusivas para quem possui um CNPJ.

Hoje são muitas as categorias de tributação que sua empresa pode se encaixar, como o MEI Microempreendedor Individual, exclusivo para pequenos negócios que possuam um faturamento de até R$81.000 no ano.

Para te orientar nesse processo, procure um contador, esse profissional é responsável por ajudar na documentação necessária para abrir uma empresa.

#Dica: Confira nosso curso online Tudo sobre MEI e tire todas as suas dúvidas!

4.Busque capacitação em gestão

 Sabemos que a capacitação é fundamental para um empreendedor. E administrar um negócio, mesmo que pequeno, requer uma série de capacidades que não somente são operacionais, mas de gestão.

Ou seja, aqui o foco é ter em mente que além da sua área de atuação, é preciso desenvolver habilidades essenciais de administração de empresas, já que será necessário acompanhar o dia a dia do negócio, na gestão de controle financeiro e de estoque.

Sendo assim, nossa 4ª dica de ouro é: estude! Busque aperfeiçoamento, atualização constante do seu mercado e entender as melhores práticas de gestão. O intuito é desenvolver e aplicá-las na realidade do seu negócio.

 #Dica: Conte com o Programa Avançar para se capacitar! Confira nosso curso online de Gestão Responsável do Negócio e amplie seu conhecimento! O melhor: é gratuito 😉

5.Monte um fluxo de caixa e tenha em mente o tempo de estruturação

Último passo e bem relevante: monte um fluxo de caixa.

No plano de negócios você já deve desenvolver um planejamento financeiro, mas é importante já ter em mente que no fluxo de caixa será feito o registro da prestação de contas e, a partir do momento que sua empresa sair do zero, ele deve virar um hábito diário.

Ou seja, ele vai registrar todas as entradas e saídas e vai te dar uma visão abrangente da sua situação financeira atual e futura.

Sugestão: evite misturar suas contas pessoais com as do seu empreendimento. Além de evitar possíveis confusões na prestação de contas aos órgãos fiscalizadores, também evitará problemas judiciais. Por isso, é importante se ater à nossa 3ª dica de formalização e também conferir a possibilidade da abertura de uma conta PJ.

banner abertura de conta

Ao iniciar um empreendimento é normal aquela ansiedade por resultados e lucros, não é mesmo? Mas nossa dica de ouro é: tenha em mente o tempo de estruturação. Todo negócio precisa de tempo para se estruturar da melhor forma, adquirir espaço e visibilidade no mercado e só assim então gerar lucros. Ou seja, é necessário se planejar financeiramente já tendo em vista esse tempo em que possivelmente os investimentos serão mais altos do que os retornos, para evitar surpresas.

#Dica: Não sabe por onde começar? Confira nosso curso online gratuito de Fluxo de Caixa e saiba como montar o seu!

Ideias para empreender do zero

Agora que você já viu nossas dicas para empreender do zero, quer ainda mais ideias para começar?

A princípio, se você quer empreender algo e não tem ideia nenhuma, olhe ao seu redor. Sim, pode parecer algo simples e banal, mas na verdade, muitas ideias de negócios de sucesso saem da observação e identificação de necessidades da sua comunidade.

Outras ideias são:

De qualquer forma, independente da sua ideia, planejar bem é essencial e vai fazer toda a diferença na sua jornada como empreendedor. Por isso, conte com o Programa Avançar para se atualizar e desenvolver ainda mais os seus conhecimentos! #BoraEmpreender

Curso online gratuito de Empreendedorismo do Programa Avançar

Para complementar nossas 5 dicas para quem quer empreender do zero, acesse nosso curso completo de Empreendedorismo! O curso é 100%online e gratuito. Nele, são abordados os principais pontos de atenção para quem está querendo empreender. Veja o que você vai aprender em cada episódio: 

Empreendedorismo: tudo o que você precisa saber 

Como analisar suas ideias para abrir um negócio e fazer a melhor escolha; o que é preciso saber sobre o seu futuro negócio; passo a passo de como realizar um plano de negócios. 

Como manter o dia a dia 

Como fazer o fluxo de caixa; o que é capital de giro; como escolher o crédito mais adequado para seu negócio; quais são as soluções para pagamentos e recebimentos que ajudam na rotina financeira da pequena empresa; como renegociar dívidas; como identificar o momento de expandir o negócio. 

Consórcio 

Como funciona o consórcio e como ele pode ser um aliado na aquisição de bens para a expansão de uma pequena empresa. 

Seguros

Quais modalidades de seguro ajudam a proteger a pequena empresa; traduzindo o “segurês”: o que significa cada um dos termos técnicos envolvidos na contratação de um seguro. 

[ACESSE O CURSO COMPLETO] 

Conheça mais do Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<