Empreender é algo difícil, mas quando se trata de negócios liderados por mulheres, os desafios são ainda maiores. É preciso vencer preconceitos e toda uma construção social que faz com que mulheres se sintam menos seguras e apoiadas no momento de conduzir um negócio. Para apoiar mulheres que empreendem ou que querem empreender, o Podcast Avançar dedica uma série exclusiva ao empreendedorismo feminino. São três episódios que contam com a participação de Ana Fontes, empreendedora, pesquisadora de gênero e especialista em empreendedorismo feminino, também Fundadora da Rede Mulher Empreendedora e presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora.
Confira o que é abordado em cada um dos episódios e ouça as dicas já:
Episódio 1) Empreendedorismo feminino e seu contexto social
O episódio aborda como o contexto social impacta o empreendedorismo feminino, destacando as barreiras que mulheres enfrentam quando decidem abrir um negócio. A convidada Ana Fontes comenta como construções sociais, como, por exemplo, a que coloca a mulher como a cuidadora central da família, acabam por gerar uma carga maior de responsabilidade sob as empreendedoras. Ana fala sobre estratégias para lidar com estes desafios e, ainda, começar uma desconstrução desses contextos. Ela ainda dá dicas para mulheres que querem iniciar uma jornada empreendedora.
Episódio 2) Já empreendo... como crescer?
Este episódio conta com a participação de Dilma Souza Campos, empreendedora, esposa e mãe, CEO da Outra Praia, uma agência de eventos e promoções. Dilma conta sua trajetória de 10 anos no empreendedorismo e as etapas vividas no crescimento do seu negócio. A especialista Ana Fontes aproveita as experiências vividas por Dilma para dar dicas do que é importante ter em mente em um momento de expansão das atividades.
Episódio 3) Meu negócio cresceu. E agora?
O último episódio da série também conta com a presença de Dilma Souza Campos que relata a transformação de conceito que vivenciou diante do sucesso de seu empreendimento e como é necessário um foco em gestão e liderança para que o crescimento do negócio não faça com que ele perca suas características fundamentais. Pontos que são também destacados por Ana Fontes, que explica como, após a etapa de crescimento, as empreendedoras podem se preparar para assumir um papel mais estratégico, saindo da operação diária e passando a traçar o futuro do negócio.