Afinal, como alavancar a eficiência empresarial do seu negócio?

Aumentar a eficiência empresarial é desejo de qualquer empreendedor. Veja algumas dicas de como conseguir.

Publicado em 18/01/2021

alavancar-a-eficiencia-empresarial

Foto: shutterstock

A eficiência empresarial é a capacidade que a empresa tem de conseguir melhores resultados com o menor esforço. Ou seja, é fazer mais com os mesmos recursos. A sua aplicação é imprescindível no mercado atual, já que as empresas que inovam, gerenciam o tempo e os bens disponíveis possuem mais chances de alcançarem sucesso. Sendo assim, obter eficiência na empresa é uma estratégia de mercado e deve ser uma das prioridades na gestão do seu pequeno negócio.

Sua empresa ganha eficiência quando:

  • reduz o tempo gasto para executar um determinado processo
  • diminui o consumo de recursos utilizados no dia a dia operacional
  • elimina ações redundantes
  • automatiza tarefas repetitivas

Veja como promover a eficiência empresarial no seu pequeno negócio:

  • Faça um mapeamento de todos os processos e busque a otimização
    O mapeamento de processos é uma análise detalhada de todas as tarefas realizadas no dia a dia do seu negócio. A função é saber onde começa e termina cada conjunto de ações realizadas. Por exemplo, é preciso listar tudo o que acontece desde o momento em que ocorre o recebimento do pedido ou a realização da venda até a entrega ao cliente. O próximo passo é analisar cada processo com a visão da eficiência, ou seja, conferindo se é possível eliminar alguma etapa, ganhar tempo em que alguma tarefa, reduzir o consumo de determinado insumo.
  • Automatize os processos
    Com a utilização de sistemas e tecnologias adequadas você pode eliminar a maioria das tarefas repetitivas da rotina dos seus funcionários. A automação permite que as pessoas da sua equipe se dediquem a funções mais estratégicas. 
  • Aposte na digitalização
    Digitalizar significa trocar o que era anotado de forma analógica (em papel, por exemplo) por uma informação que é incluída em planilhas ou banco de dados. Com a digitalização os processos ficam mais organizados e seguros. 
  • Capacite a equipe
    A gestão dos recursos humanos da empresa também faz parte da eficiência empresarial. Portanto, capacite sua equipe por meio de cursos online e treinamentos específicos para melhorar o desempenho. Além disso, gerencie os talentos. Você deve certificar-se de que os trabalhadores estão desempenhando as atividades que realmente aumentam a produtividade e onde eles podem usar suas habilidades e, também, se desenvolver profissionalmente.
  • Avalie a necessidade de investimentos
    A eficiência também pode ser alcançada com a melhoria das condições operacionais do seu negócio. Avalie o quanto determinado processo ganharia em eficiência se fosse realizado com um computador com maior capacidade de processamento, um maquinário mais moderno ou um equipamento com menor consumo de energia. Considere, nesse caso, a oportunidade de obter crédito para fazer estes investimentos.

Já tem um CNPJ? Sabia que você pode ter uma conta corrente Pessoa Jurídica e obter crédito em condições especiais? Abra agora mesmo no Santander e tenho acesso a uma seleção completa de soluções para você seguir avançando!