Adultos são tão capazes de adquirir fluência em um idioma quanto crianças

Pesquisa feita nos Estados Unidos traz uma boa notícia para quem quer aprender uma nova língua

Publicado em 04/06/2019

Adultos são tão capazes de adquirir fluência em um idioma quanto crianças
Foto: Envato Elements

Aprender um idioma durante a infância é uma maneira eficaz e rápida de adquirir fluência em uma segunda língua. Mas há uma boa notícia para aqueles que não tiveram essa oportunidade nos primeiros anos de vida e agora pensam em estudar. Uma pesquisa elaborada por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), do Boston College e da Universidade de Harvard mostra que adultos são tão capazes de adquirir fluência em um idioma novo quanto crianças.

O estudo avaliou mais de 669 mil falantes nativos e não nativos de inglês e coletou dados de um questionário que forneceram novos insights sobre como os seres humanos aprendem a linguagem e qual o efeito da idade nesse processo.

A equipe descobriu que, se um indivíduo começar a aprender um idioma antes dos 18 anos, a probabilidade de obter um domínio nativo da gramática do idioma é muito maior do que nos anos posteriores. A descoberta é uma surpresa, uma vez que a idade “limite” é muito mais alta do que se imaginava anteriormente.

A percepção mais surpreendente, no entanto, é em relação ao aprendizado de idiomas em geral. O estudo concluiu que adultos de qualquer idade podem obter ótimos resultados em um novo idioma – e quase tão rapidamente quanto crianças. A pesquisa evidencia a vantagem estatística de começar seu aprendizado mais cedo, mas, em uma análise mais aprofundada, diversos alunos que começaram a aprender inglês após os 20 anos superaram muitos falantes nativos da língua.

Uma possível explicação para a diferença entre o aprendizado de uma criança para o de um adulto, segundo a pesquisa, é a entrada na força de trabalho ou na vida acadêmica. Isso porque, com mais tarefas e obrigações, o tempo livre para praticar as habilidades de linguagem fica mais restrito.
 

Ficou com vontade de estudar uma nova língua? Confira a nossa seleção de cursos online gratuitos.