Está pensando em empreender? Pode ser uma boa ideia apostar em uma DNVB, siga em inglês para Digitally Native Vertical Brand – ou marca vertical digitalmente nativa, em português. Descubra as características desse modelo de negócio que está revolucionando o varejo:
1. O que é uma DVNB?
Com o nome indica, é uma marca que nasce online. É, porém, muito mais do que um e-commerce. Adotar o modelo DVBN significa operar com integração vertical (por isso o “vertical” do nome), investir para imprimir autenticidade e forte identidade em sua marca e, ainda, ter um profundo conhecimento do seu cliente. Vale destacar que muitas marcas que nascem no meio digital vão também para o ambiente offline depois de consolidadas.
2. Como a integração vertical se dá na prática?
Na integração vertical, a empresa tem total controle sobre os processos da cadeia de produção, sem precisar recorrer a terceiros. Isso significa ser responsável pela criação e desenvolvimento da linha de produtos, pela venda direta ao consumidor e, ainda, por garantir que o cliente receba sua compra.
3. O que é necessário fazer para construir uma marca com identidade e autenticidade?
Você precisa criar a personalidade do seu negócio e imprimir esta personalidade em toda a forma de se relacionar com o cliente. É importante saber que, cada vez mais, as pessoas querem consumir produtos e serviços que estejam alinhados com o que acreditam. Por isso, a personalidade de sua marca tem de ser coerente com o que ocorre na prática. Se um dos atributos é a sustentabilidade ambiental, sua entrega não pode incluir envolver um excesso de embalagens plásticas, por exemplo.
Também é fundamental que toda a experiência do seu cliente seja positiva. Isso vale tanto para respostas ágeis e no tom adotado para sua marca nas redes sociais como no momento de lidar com possíveis reclamações.
4. O que faz uma DVNB investir no mercado offline?
Muitas DVNB passam a contar com pontos físicos após terem se consolidado com seu público. O objetivo é fortalecer e ampliar o relacionamento iniciado no meio digital, já que mesmo com excelentes experiências virtuais, as pessoas gostam de interações presenciais. Dessa foram o ambiente offline ajuda a tangibilizar a marca. Além disso, esta estratégia diferencia a DNVB do e-commerce comum.
O grande destaque, porém, é o tratamento de omnichannel, ou seja, quando os ambientes físicos e digitais são pensados para trabalharem de forma interligada e simultânea, funcionando com igual eficiência e proporcionando a mesma experiência para o consumidor. Desta forma, uma DVNB pode estabelecer parcerias com varejistas físicos, como lojas e supermercados, mas são muito seletivas nessas parcerias e buscam maneiras para manter o valor e personalidade da marca.
5. Quais as vantagens da DVNB?
A grande vantagem de estruturar um DVNB está na rentabilidade. Cuidar da cadeia e ponta a ponta significa não ficar refém dos preços de fornecedores (caso você fosse apenas revender) ou de revendedores (no caso de quem só produz).
Outro benefício é que a empresa passa a ter todas as informações das interações dos clientes com a marca, o que possibilita perceber tendências e antecipar necessidades, sendo capaz de desenvolver produtos e promoções que atendam os desejos específicos de cada um deles.
6. Quais as desvantagens do modelo DVNB?
O investimento inicial é maior para uma DVNB do que em uma marca tradicional, afinal, será necessário estruturar o negócio de ponta a ponta, sem contar com as facilidades trazidas quando simplesmente se terceiriza uma etapa do processo. Além disso, é preciso ressaltar que lidar com uma DVNB exige diversas habilidades e competências empresariais e pessoais. Uma pessoa de perfil exclusivamente criativo pode ter mais dificuldade para gerenciar a parte logística, por exemplo.
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