Para manter uma empresa ativa, é necessário estar com o CNPJ regularizado. Caso contrário, ela é impedida de exercer suas atividades, como realizar vendas, emitir notas fiscais, participar de licitações ou movimentar contas bancárias1.
Além disso, empresas que não tem o CNPJ regularizado também podem ter suas contas encerradas nos bancos.
Se você acha que seu CNPJ está irregular, estamos aqui para te ajudar!
Aqui, te mostramos como consultar seu CNPJ, saber qual é seu status, como fazer a regularização para evitar o encerramento da sua conta PJ Santander1 e continuar trabalhando para fazer sua empresa crescer!
Quer saber se seu CNPJ está irregular?
Essa consulta pode ser feita pela internet de forma simples e gratuita.
Se seu CNPJ está inapto ou suspenso, você precisa saber o que fazer para regularizá-lo.
Te explicamos por quê isso acontece e como resolver esse problema.
Existem diversas formas de consultar se seu CNPJ está regularizado na Receita Federal.
São elas:
Se você fez a consulta e descobriu que seu CNPJ está irregular, não se preocupe: listamos aqui todos os passos que você pode seguir para regularizar seu CNPJ, deixá-lo em dia com a Receita Federal e evitar a exclusão da sua conta PJ Santander.
O primeiro passo para regularizar seu CNPJ é descobrir a razão da irregularidade. Isso pode ser feito na consulta de situação cadastral da Receita Federal.
Entre as causas mais comuns de irregularidade estão:
Depois, é preciso fazer a regularização do CNPJ. Listamos como você pode fazer isso.
Após a quitação de débitos e a regularização das declarações, é preciso emitir a Certidão Negativa de Débito (CND). Esse é o documento que prova que a empresa não possui dívidas ou pendências e, portanto, que seu CNPJ é regular.
Faça uma nova consulta da situação do seu CNPJ para garantir que não há mais irregularidades e se ele voltou à condição de ativo. Manter seu CNPJ regular evita o fechamento de sua Conta PJ Santander e a perda de seus benefícios.
Para evitar que seu CNPJ se torne irregular novamente, é importante manter todas as suas obrigações fiscais e acessórias em dia. Se atente às declarações que devem ser entregues e faça consultas constantes do seu CNPJ para mantê-lo sempre ativo.
1 De acordo com a Circular Nº 3.988 de 4 de março de 2020 do Banco Central do Brasil, é necessário o encerramento de contas de clientes com restrição grave.