Busca
Agronegócio Sustentabilidade

Você sabe o que é sustentabilidade social?


Quando o tema é sustentabilidade, existe quase que uma tendência natural a ligar esse termo às questões ambientais. Não é à toa: há anos o tema da preservação da natureza e dos recursos naturais está em pauta nos mais diversos âmbitos da sociedade – e com razão.

No entanto, os conceitos de sustentabilidade não se enquadram apenas nas esferas ambientais. De forma igualmente importante, vem despontando no mundo corporativo outras aplicações dessas boas práticas, como a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade social.

É justamente sobre esta última que vamos tratar neste artigo.

 

O que é sustentabilidade social

O significado de ser sustentável é o de se sustentar, algo que seja passível de sustentação. Ao colocarmos o conceito social ao lado do termo, o que conseguimos é unificar em uma expressão, os esforços de proporcionais ações que visem a uma convivência mais igualitária e justa.

Sendo assim, batalhar pela sustentabilidade social significa trabalhar para tentar reduzir as diferenças entre pobres e ricos, e distribuir de forma mais homogênea alguns direitos como, por exemplo, a saúde, a educação, etc.

 

Ser sustentável pode melhorar seus negócios?

 

Como propagar a sustentabilidade social na empresa

Existem diversas propagar a sustentabilidade social na sua empresa – algumas delas são inclusive obrigatórias e passíveis sanções se não forem atendidas.

É o caso, por exemplo das legislações trabalhistas, que previnem, por exemplo, riscos à saúde, condições humanas de trabalho, de jornadas e salários.

Se seu negócio atende de forma correta essas premissas, você já possui uma atuação básica no quesito da sustentabilidade social. No entanto, é possível ir além das camadas mais básicas.

 

De dentro para fora

Além dos muros da empresa, há diversas possibilidades de difundir a sustentabilidade social.

Crie iniciativas que busquem uma sociedade melhor, como campanhas, ações pontuais ou mais amplas e oportunidades para as comunidades mais necessitadas e proponha e financie projetos que tenham foco social.

Extremamente importante: divulgue internamente as ações de forma que sua equipe se sinta incentivada a colaborar. Faça do funcionário um verdadeiro embaixador das propostas construtivas que surjam desse planejamento.

Trabalhar a sustentabilidade social em sua empresa é um caminho extremamente positivo: para o empresário, a equipe, a comunidade e, em linhas gerais, à sociedade como um todo.

 

Meios de praticar a sustentabilidade social

Estes não são os únicos, mas podem ser caminhos interessantes para que sua companhia esteja alinhada aos temas propagados pela sustentabilidade social.

Uma ferramenta pode ser a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que gera dedução de valores investidos em produções.

Outro meio é o Fundo da Criança e do Adolescente, onde as empresas podem efetuar doações, para execução de políticas de proteção especial, que também são deduzidas do IR.

Essas são apenas algumas opções. Busque a que melhor se enquadra na sua natureza de negócio e pratique a sustentabilidade social!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.