Quando o tema é sustentabilidade, existe quase que uma tendência natural a ligar esse termo às questões ambientais. Não é à toa: há anos o tema da preservação da natureza e dos recursos naturais está em pauta nos mais diversos âmbitos da sociedade – e com razão.
No entanto, os conceitos de sustentabilidade não se enquadram apenas nas esferas ambientais. De forma igualmente importante, vem despontando no mundo corporativo outras aplicações dessas boas práticas, como a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade social.
É justamente sobre esta última que vamos tratar neste artigo.
O que é sustentabilidade social
O significado de ser sustentável é o de se sustentar, algo que seja passível de sustentação. Ao colocarmos o conceito social ao lado do termo, o que conseguimos é unificar em uma expressão, os esforços de proporcionais ações que visem a uma convivência mais igualitária e justa.
Sendo assim, batalhar pela sustentabilidade social significa trabalhar para tentar reduzir as diferenças entre pobres e ricos, e distribuir de forma mais homogênea alguns direitos como, por exemplo, a saúde, a educação, etc.
Ser sustentável pode melhorar seus negócios?
Como propagar a sustentabilidade social na empresa
Existem diversas propagar a sustentabilidade social na sua empresa – algumas delas são inclusive obrigatórias e passíveis sanções se não forem atendidas.
É o caso, por exemplo das legislações trabalhistas, que previnem, por exemplo, riscos à saúde, condições humanas de trabalho, de jornadas e salários.
Se seu negócio atende de forma correta essas premissas, você já possui uma atuação básica no quesito da sustentabilidade social. No entanto, é possível ir além das camadas mais básicas.
De dentro para fora
Além dos muros da empresa, há diversas possibilidades de difundir a sustentabilidade social.
Crie iniciativas que busquem uma sociedade melhor, como campanhas, ações pontuais ou mais amplas e oportunidades para as comunidades mais necessitadas e proponha e financie projetos que tenham foco social.
Extremamente importante: divulgue internamente as ações de forma que sua equipe se sinta incentivada a colaborar. Faça do funcionário um verdadeiro embaixador das propostas construtivas que surjam desse planejamento.
Trabalhar a sustentabilidade social em sua empresa é um caminho extremamente positivo: para o empresário, a equipe, a comunidade e, em linhas gerais, à sociedade como um todo.
Meios de praticar a sustentabilidade social
Estes não são os únicos, mas podem ser caminhos interessantes para que sua companhia esteja alinhada aos temas propagados pela sustentabilidade social.
Uma ferramenta pode ser a Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, que gera dedução de valores investidos em produções.
Outro meio é o Fundo da Criança e do Adolescente, onde as empresas podem efetuar doações, para execução de políticas de proteção especial, que também são deduzidas do IR.
Essas são apenas algumas opções. Busque a que melhor se enquadra na sua natureza de negócio e pratique a sustentabilidade social!