Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional dos Voluntários. A celebração acontece hoje e comemora o desenvolvimento econômico e social que é estimulado ao redor do mundo com ajuda do trabalho voluntário, bem como reafirma a sua necessidade.
Já experimentou fazer trabalho voluntário alguma vez? Sabia que a prática traz vários reflexos positivos para a vida pessoal e profissional? Conheça os benefícios do voluntariado.
Networking
O voluntariado evidentemente permite a aproximação com comunidades e pessoas diferentes daquelas do seu convívio habitual. Além das vantagens que sair da zona de conforto proporciona, também existe a oportunidade de estabelecer conexões duradouras com pessoas e grupos de indivíduos. Conhecer outros com interesses parecidos com os seus é sempre revigorante e vai te ajudar mais do que você imagina.
Bem estar
A sensação de auxiliar e ser útil está relacionada, por exemplo, com atividades cerebrais que combatem a depressão, aumentam a autoconfiança e controlam sentimentos ligados à ansiedade, tristeza e estresse.
Além disso, o voluntariado pode oferecer um senso de propósito, uma motivação. Muitas das tarefas ligadas ao trabalho voluntário podem, ainda, vir acompanhadas de exercícios físicos e aumento geral da disposição.
Reflexos profissionais
Muito embora o princípio do voluntariado seja o de realização de ações sem a contrapartida da remuneração, isto não significa que o mesmo não possa ter efeitos na dimensão profissional.
O tipo de trabalho desenvolvido pode levar a uma melhoria e treinamento em funções não relacionadas com aquelas já desenvolvidas pelos voluntários em suas carreiras. O desenvolvimento do voluntariado, nesse caso, proporciona ganhos em experiência.
Não estamos sugerindo que você substitua todas as suas atividades pelo voluntariado, já que isso comprometeria a manutenção financeira.
Na verdade, fazer trabalho voluntário deve ser um complemento, uma atividade extra muito bem-vinda!