Quem pensa em estruturar um negócio visando o mercado externo deve ficar de olho nos Estados Unidos, país que concentra um grande mercado consumidor e é um importante parceiro comercial do Brasil.
Em 2019, as vendas do Brasil para os Estados Unidos somaram US$ 29,7 bilhões – um crescimento de 3,6% na variação anual. Isso coloca o país como o segundo maior importador de produtos brasileiros. Entre janeiro e novembro de 2020, o valor é de US$ 19 bilhões.
Por isso, uma empresa que deseja começar o processo de internacionalização deve conhecer os produtos brasileiros mais vendidos para os norte-americanos.
Além de mercadorias já consolidadas no comércio entre as duas nações, novas oportunidades e mercados podem surgir de acordo com as tendências de consumo. Por isso, é fundamental estar por dentro das novidades para planejar novas estratégias.
Confira a seguir os produtos brasileiros mais vendidos para os Estados Unidos, com a taxa de participação no total de exportações e o volume em dólares:
Exportações para os EUA em 2020
(Janeiro a novembro)
- Produtos semi-acabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço
9% de participação – US$ 1,71 bilhão - Aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes
6,2% de participação – US$ 1,18 bilhão - Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus
5,8% de participação – US$ 1,1 bilhão - Celulose
4,6% de participação – US$ 883 milhões - Café não torrado
4,3% de participação – US$ 819 milhões
Exportações para os EUA em 2019
- Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus
11% de participação - US$ 3,2 bilhões - Produtos semi-acabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço
9,6% de participação - US$ 2,8 bilhões - Aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes
8,2% de participação - US$ 2,4 bilhões - Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos)
5,9% de participação - US$ 1,74 bilhão - Demais produtos - Indústria de transformação
4,1% de participação - US$ 1,22 bilhão
Oportunidades
Separamos a seguir algumas oportunidades de mercado para os Estados Unidos divulgadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
1. Tilápias
A exportação de tilápias (inteiras ou em filés, frescas ou congeladas) para os Estados Unidos se mostra uma atividade promissora. A produção local atende apenas 5% do atual consumo norte-americano e procura por proteína saudável deve aumentar ainda mais as vendas. A Apex disponibiliza um estudo completo sobre o tema, vale consultar.
2. Inteligência artificial
A demanda por produtos “mais inteligentes” só cresce nos Estados Unidos, abrindo uma gama de oportunidades para empresas de tecnologia, startups e laboratórios de pesquisa brasileiros. O domínio de questões sobre a privacidade de dados é fundamental para a entrada e o sucesso no mercado, conforme aponta estudo realizado pela Apex sobre o assunto.
3. Jogos eletrônicos
O mercado norte-americano desponta uma ótima oportunidade para quem atua ou quer atuar no segmento de jogos eletrônicos: essa indústria movimentou US$ 25,5 bilhões em vendas em 2018 e a previsão é que cresça 5,3% ao ano até 2022, segundo dados da Associação de Softwares de Entretenimento, Entertainment Software Association (ESA) destacados pela Apex. O estudo da Apex “Estados Unidos – Jogos Eletrônicos 2019”, analisa a indústria norte-americana em quatro mercados: dispositivos móveis, online, computador e console.
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