Se você está internacionalizando sua empresa e agora tem uma equipe trabalhando fora do Brasil, um desafio aparece: a gestão de pessoas em projetos internacionais. Essa tarefa exige um novo olhar para responder a velhas perguntas. Como manter o colaborador motivado? Como ajudá-lo a atingir seu potencial? Como reter talentos?
Neste artigo, vamos apresentar algumas dificuldades enfrentadas quando você tem uma equipe trabalhando em outro país, e dicas sobre como lidar com essa questão. Confira!
Como manter uma boa comunicação?
Na gestão de pessoas em projetos internacionais, a distância elimina a possibilidade de ir até a mesa do colaborador para conversar. Felizmente, é possível manter a proximidade na comunicação interna. Basta contar com a tecnologia.
Utilize uma ferramenta de videoconferência para conversar com a equipe 'cara a cara'. Algumas opções acessíveis são o Skype e o appear.in. Para conversar apenas por voz, o WhatsApp é um substituto interessante (e econômico) ao telefone.
Além disso, o e-mail ainda resolve bem a necessidade de comunicação — desde que seja utilizado da maneira correta. A distância não pode ser desculpa para que uma mensagem recebida seja esquecida sem resposta.
Como tratar a diferença cultural?
Quando os seus colaboradores no projeto internacional são estrangeiros, você precisa ter um olhar atento à diferença cultural. Por exemplo, se a equipe tiver algum membro muçulmano (o que é comum na Europa), você terá que acomodar seus hábitos religiosos, que envolvem interromper o trabalho para realizar orações várias vezes por dia.
A primeira coisa a fazer é compreender que não é o colaborador que precisa se adaptar à sua cultura de brasileiro, mas o contrário. Então, aprenda todo o possível sobre o país em questão: pesquise, converse com pessoas, leia.
A segunda coisa é expor à equipe, com transparência, que você está atravessando esse processo de adaptação. Então, peça a colaboração de todos, apontando maneiras de melhorar a experiência de trabalho a partir do ponto de vista deles.
A palavra de ordem é tolerância, seja em relação à diferença cultural ou a qualquer outro tipo de diversidade no ambiente de trabalho.
Como lidar com o fuso horário?
Quando você assume a gestão de pessoas em projetos internacionais, não pode mais se desligar da função quando estiver fora da empresa. O motivo é simples: o horário de trabalho no Brasil não corresponde ao da sua equipe no exterior.
Na Espanha, o fuso horário é de 5 horas a mais do que o Brasil. Enquanto você ainda está dormindo aqui, seu time já está trabalhando lá. Na costa oeste americana, o fuso é de 3 horas a menos do que o Brasil. Quando você vai para casa no final do dia, ainda está todo mundo no escritório.
Isso quer dizer que é preciso ficar atento, a qualquer momento do dia ou da noite. Em muitas situações, um e-mail ou mensagem pode esperar até que você esteja na empresa. Mas, em outras, é necessário se manifestar imediatamente, mesmo que seja de madrugada.
Como monitorar o trabalho da equipe?
Devido à própria distância física, um desafio da gestão de pessoas em projetos internacionais é monitorar as atividades da equipe. Como você vai saber se ela está sendo produtiva; se há muito retrabalho; se ocorreu algum conflito interno; se há faltas ou atrasos frequentes e assim por diante?
Uma solução simples é ter um gestor local, isto é, alguém que seja localmente responsável pela equipe. Ele vai monitorar os colaboradores e transmitir as informações para que você tome as decisões principais. Enquanto isso, também terá autonomia para resolver algum probleminha cotidiano que não pode esperar sua resposta.
Apesar dos desafios da gestão de pessoas em projetos internacionais, expandir seu negócio para o exterior é uma oportunidade incrível.
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