Foto: Envato Elements
O aumento do dólar e a retomada do crescimento da economia brasileira são bases interessantes para o empreendedor que deseja exportar roupas. O volume de itens comercializados subiu de 2016 para 2017 e, neste ano, o indicativo é de que a tendência de alta continue, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Como aproveitar, então, esse cenário favorável?
Neste post, daremos 3 dicas essenciais para brasileiros que desejam vender roupas para o exterior. Boa leitura!
1. Estude o mercado para onde deseja exportar roupas
O primeiro passo para quem deseja exportar roupas é conhecer o comportamento dos habitantes do país para onde deseja enviar as peças. Essa pesquisa deve iniciar com a leitura de estudos de mercado e de relatos de quem já realizou essa operação.
Uma dica é começar pelos países que já têm o hábito de adquirir vestuário brasileiro. Nos últimos anos, os principais compradores foram:
- Paraguai;
- Estados Unidos;
- Uruguai;
- Bolívia;
- Chile.
Após identificar os países em potencial, aprofunde a pesquisa para os hábitos da população local. Compreender o idioma falado no destino facilita o processo. Procure por blogs e sites especializados em moda para avaliar o que está sendo utilizado naquele país e identificar os principais pontos de venda.
2. Procure apoio local
Depois de selecionar os países com potencial para receber sua mercadoria, é preciso encontrar parceiros dispostos a vender o produto por lá. Eventos e feiras internacionais são momentos propícios para construir uma rede de contatos no exterior. No Portal Santander Trade, você pode acessar uma base de dados de mais de 25 mil pesquisas de mercado sobre mais de 180 países.
É importante também ir pessoalmente ao país para imergir na cultura local. Essa é a oportunidade para conhecer os parceiros e criar laços de confiança entre as partes. Para isso, esteja preparado com um bom material de apresentação da sua marca, então não descarte a possibilidade de fazer adaptações às peças de vestuário a fim de que elas se ajustem à realidade do país para onde estão indo.
3. Contrate uma consultoria especializada
Vencer as exigências burocráticas é umas das principais barreiras para quem deseja exportar. O problema enfrentado pelas empresas é a falta de conhecimento sobre como funciona em detalhes os processos de autorização e de envio das mercadorias.
A melhor alternativa nesses casos é contratar o apoio de uma consultoria especializada em exportações. A empresa fornecerá informações importantes sobre a documentação que precisa ser reunida e sobre como realizar a seleção do modal de transporte a ser utilizado para o envio das peças.
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