Foto: Envato Elements
No mundo corporativo, grande parte do sucesso depende da capacidade de estabelecer parcerias. Isso não é diferente na expansão para o comércio exterior. O networking internacional pode levar o exportador a conquistar um mercado promissor.
Porém, o gestor pode cometer alguns erros ao tentar construir sua rede de relações. A abordagem inadequada, às vezes por falta de conhecimento, pode levar a um resultado pouco satisfatório.
Quer saber que erros são esses? Confira a seguir e saiba como estabelecer um networking sólido, capaz de facilitar a internacionalização do negócio.
1. Não conhecer a cultura do seu contato
Cada pessoa enxerga o mundo por meio do paradigma da sua formação cultural. Então, é normal que ela aja e julgue a atitude do outro de acordo com seus próprios valores.
Quem compreende a cultura do seu possível contato sai em vantagem na construção do networking. O conhecimento evita que o profissional cometa alguma gafe ou se comporte de forma ofensiva (mesmo que sem intenção). Também ajuda o estrangeiro a se sentir acolhido.
Isso deve começar com comportamentos simples. Por exemplo, retirar o calçado em determinados ambientes e saber se a pessoa aceita certa proximidade pessoal (como cumprimentar com abraço ou beijo no rosto). Depois, é preciso estender a conduta ao âmbito profissional.
Compreender o parceiro contribui muito para evitar conflito cultural e conquistar a confiança dele. Assim, você facilita a negociação e pode chegar a termos favoráveis para ambas as partes.
2. Descuidar da imagem pessoal e da empresa
Cuidar da própria aparência não é apenas uma questão de vaidade. Roupa e atitude expressam nossa personalidade e podem criar uma barreira, especialmente quando a cultura do outro não é considerada.
Mas não é só isso que conta. O que a sociedade pensa sobre uma empresa tem grande impacto em sua aceitação no mercado exterior. É preciso cuidar também desse fator.
Como gestor, você já toma toda precaução para garantir que seu negócio não se envolva em nenhuma situação que vá contra a ética. Ao se inserir em uma nova cultura, assegure-se ainda de que não vai ferir um costume, crença ou paradigma local.
3. Não estreitar o relacionamento
O networking nada mais é do que estabelecer contato com profissionais de uma área convergente e criar um relacionamento com eles. É preciso mantê-los no seu radar e interagir de forma produtiva.
A tecnologia pode ser uma aliada. Ela permite não só guardar os dados de contato, mas realizar contribuições relevantes. Por meio de redes como o LinkedIn, por exemplo, é possível compartilhar conteúdo e fazer indicações.
A interação faz com que você seja lembrado por aquele contato com bom potencial de relacionamento no futuro. Ele pode se tornar um parceiro de negócio, sócio, cliente ou colaborador valioso para o crescimento da empresa.
4. Demonstrar falta de foco
No ambiente empresarial, seu contato tem a mesma meta que você: fechar negócios. Por isso, a interação precisa ser objetiva, demonstrando não só interesse comercial, mas também respeito pelo tempo do interlocutor.
Na conversa, deixe clara a sua intenção. Prepare um discurso que descreva com clareza o diferencial da sua empresa e a vantagem do acordo para ambas as partes.
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