Conquistar novos mercados é o objetivo de quem investe na internacionalização do negócio. Mas na hora de brigar por esse mercado as empresas locais ou os grandes conglomerados acabam saindo na frente. Eles possuem vantagens econômicas, fiscais e, o mais importante, têm conhecimento da cultura local e do público-alvo.
Preocupar-se com esses players é importante porque eles têm capacidade de reconfigurar a dinâmica de um mercado local. Eles podem lançar um novo produto, investir pesado em marketing ou estabelecer parceria com outra companhia, por exemplo. Essas ações podem dificultar a exportação da sua empresa.
Por isso, nós separamos 4 dicas que vão ajudar você a ficar de olho na concorrência.
1. Identifique e classifique os concorrentes
O primeiro passo é identificar os players internacionais do seu setor. Faça uma pesquisa das empresas que atuam na área e sistematize as informações.
O que exige mais trabalho é a classificação desses players. Um concorrente pode ser:
- direto: oferece o mesmo produto e disputa pelo mesmo mercado que você;
- indireto: oferece o mesmo produto, mas atua com um espectro mais amplo de produtos e serviços;
- substituto: não oferece o mesmo produto, mas compete pela clientela ofertando um recurso que pode substituir o seu.
2. Acompanhe o desenvolvimento dos players
Fique de olho no desempenho dos concorrentes que disputam com sua empresa. Observe métricas regulares para compreender se esses concorrentes estão crescendo ou não e onde a sua presença é forte ou fraca.
Muitas companhias não publicam seus resultados, ou compartilham informações incompletas. Contudo, há instituições que analisam e divulgam dados públicos. Essas são boas fontes para acompanhar a performance dos players.
3. Avalie de perto suas estratégias
E se houver poucos players que despontam no seu nicho? Nesse caso, vale um estudo mais minucioso. Avalie as ações operacionais e as estratégias dessas empresas, e verifique como elas vêm se posicionando diante do mercado e dos clientes.
Fique atento ao modo como o concorrente executa o marketing e se faz presente na internet. Essa é uma ótima forma de perceber seu comportamento. Outra dica é treinar um colaborador para adquirir regularmente os produtos/serviços da concorrência com o intuito de avaliar o processo de compra e o atendimento.
4. Invista em pesquisa de mercado
É necessário estar bem-informado sobre a dinâmica do seu público-alvo. Pesquisas de mercado ajudam a identificar necessidades, desejos e problemas do cliente, sendo instrumentos poderosos na hora de tomar decisões de forma estratégica.
Essas são algumas dicas para lidar com os players internacionais que competem com sua empresa. Desconsiderá-los na partida nunca é uma boa estratégia, e conhecer seus movimentos é a melhor forma de se antecipar a eles.
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