É fato: nossa experiência digital recente é marcada pelo uso da internet na telefonia móvel, principalmente na figura dos aplicativos. No entanto, os apps estão longe de ser a única das ferramentas digitais relevantes. Além disso, trazem também uma série de desafios e complicadores.
Esse é o momento certo na sua trajetória empresarial para criar um aplicativo? Este artigo vai te ajudar a pensar bem nos próximos passos e analisar algumas das alternativas.
Seu aplicativo seria útil?
Existem bilhões de usuários de smartphone no mundo. Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que, até o fim de 2017, o Brasil terá um smartphone por habitante. Boa parte desses usuários acessa regularmente um grupo de apps que considera relevante. Na grande maioria dos casos, farão parte desse grupo alguns dos gigantes digitais, como o WhatsApp, Facebook e Instagram.
Para sobreviver frente a esse cenário, qualquer nova aplicação precisa combinar uma série de atrativos – entre eles utilidade, facilidade de acesso e, evidentemente, marketing.
Quantos apps você usa atualmente? Quantos deleta após poucos acessos? Sua ideia para criar um aplicativo precisa ser forte o bastante para fazer o seu cliente instalar o programa e mantê-lo em uso.
Seu modelo de negócios comporta um app?
Criar e gerenciar um aplicativo representa um investimento considerável. Para a concepção, você precisará de ajuda técnica (seja obtendo um treinamento no software adequado ou contratando auxílio especializado). Além disso, o app necessita de um bom suporte ao usuário, pronto para responder o cliente.
Não se esqueça das atualizações – em sistemas como Android ou iOS, em constante evolução, atualizar os programas é indispensável.
Seu aplicativo será competitivo?
É essencial que você pesquise outros aplicativos que já existem na sua área de negócios. Ao verificar os números da concorrência (quantas pessoas baixaram, usam e recomendam os apps), é possível fazer uma projeção de como o seu projeto se sairia.
Se já existem milhares de aplicações com os mesmos objetivos, talvez seja melhor mudar a estratégia então – a não ser que sua proposta vá oferecer um grande diferencial.
Conheça as alternativas
Já sabemos que criar um aplicativo não é a solução universal e que pode ser bem difícil de executar. Outras tendências recentes oferecem caminhos promissores.
Otimizar o site da sua empresa para mobile é uma ótima possibilidade, já que se trata de uma ferramenta multiplataforma (vai rodar em dispositivos diversos e em computadores).
Investir também nas redes sociais, como páginas oficiais no Facebook e presença no Twitter, é uma ótima pedida para expandir sua base de clientes e lidar melhor com os já fiéis.