Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Conheça o indicador que você não pode deixar de medir na sua empresa

Foto: Envato Elements

Quer mais informações sobre Investimentos? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente em nosso portal e assistir nossa websérie.

O termo ROI (Retorno Sobre Investimento) já é bem conhecido no mundo dos negócios. O cálculo auxilia o empreendedor a identificar qual campanha ou ação é um bom investimento para seu empreendimento.

No entanto, o sucesso de uma empresa não é composto apenas por retornos financeiros. Ele também está atrelado às pessoas – tanto internamente como externamente.

Por esse motivo, a técnica ROL (Retorno Sobre Aprendizado) está se tornando prioridade entre os empreendedores. Isso porque quem considera o aprendizado que cada uma de suas ações gera tem um futuro muito mais promissor do que quem só observa resultados financeiros.

O sucesso, até mesmo o financeiro, depende da capacidade do negócio de compreender o comportamento de seu cliente em relação aos seus investimentos, ações e posicionamento. Por isso, as duas técnicas podem ser utilizadas em conjunto.

Por exemplo, se você está produzindo uma campanha pela primeira vez, o ROI não estará lá – afinal, não foi possível medir ainda o retorno do investimento da ação. Isso não significa que você não deva arriscar. Muito pelo contrário: negócios são feitos de falhas e aprendizados.

Caso alguma ação não dê o resultado esperado, você, como empreendedor, deve encarar essa falha como aprendizado, absorvendo os pontos positivos e negativos da campanha para descobrir como pode melhorar para uma próxima experiência.

Aplicar o que foi aprendido para uma segunda tentativa com certeza trará mais resultados positivos para a organização. E é aí que entra o ROI: quanto mais as empresas se concentram no Retorno Sobre Aprendizado, mais observarão resultados positivos no Retorno Sobre Investimento.

Portanto, para medir o ROL, basta perguntar a si mesmo: quanto a segunda iniciativa é mais efetiva do que a primeira? O que pude aprimorar da primeira tentativa? O quanto a primeira ação pode ser mais eficiente do que a segunda? Seja sincero consigo mesmo: só assim os erros sejam corrigidos e as próximas ações alcançarão o sucesso.


Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 4591

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.