Primeiro passo, antes de começarmos qualquer discussão aqui neste artigo. Sua empresa está no Facebook? Não estamos falando do seu perfil pessoal, mas de uma Página da Empresa nessa rede social.
Caso ainda não tenha produzido uma, faça imediatamente – há uma grande diferença em trabalhar o ambiente de negócios a partir de um perfil pessoal. É fundamental utilizar os recursos adequados dessa ferramenta.
Cada vez mais, a rede social de Mark Zuckerberg está inserida no mundo dos negócios, no varejo, na educação, no mercado de serviços. Todos os setores conseguem vendas e negócios com a plataforma.
No entanto, uma vez inserido no Facebook, é essencial conseguir mais curtidasna sua página. É preciso existir e ter relevância.
Aqui vão alguns passos para dar um up nas suas postagens.
1º Passo: Interaja, responda, comente
Como o próprio nome diz, a rede social exige interação dos envolvidos. Toda vez que sua página receber uma interação, é importante respondê-la ou dar encaminhamento à mensagem. Quanto mais rápido melhor.
Mensagens com pedidos ou dúvidas, obviamente, devem receber uma atenção prioritária.
No entanto, elas não são as únicas que necessitam da participação do administrador. Posts mais comuns que recebam um comentário, mesmo que banal, devem receber a atenção.
Curta, responda, incentive o engajamento na proposta.
Esse tipo de interação vai deixar a página viva e pode, além de valorizar a imagem online do empreendimento, ter grandes chances de fidelizar internautas e clientes.
2º Passo: Saiba para quem está falando
Qual a natureza do seu negócio e quem é o público-alvo? Essa questão deve ser feita de forma prioritária, tanto no ambiente offline quanto no online.
Para a página do Facebook, esse tipo de conhecimento será utilizado em dois momentos.
É proveitoso saber qual média de idade do seu cliente, o gênero, a localização geográfica e seus principais interesses culturais, gastronômicos, etc.
Com essas informações, é possível produzir postagens, banners, memes e outras publicações que “conversem” com as pessoas que busca atingir. Um exemplo: não é adequado falar com jovens utilizando uma linguagem muito formal e sisuda, com poucas cores e imagens.
Produzir conteúdo adequado é um passo muito eficiente para conseguir engajamento e, consequentemente, curtidas.
3º Passo: Impulsione as postagens de forma consciente
O conhecimento detalhado do público-alvo pode (e deve) ser utilizado também em eventuais campanhas de impulsionamento de posts – quando você investe em publicações pagas, nas quais o Facebook estabelece um maior alcance aos seus posts.
Quando se sabe exatamente qual o público que deseja impactar, o investimento torna-se mais eficiente, pois chega a quem certamente fará a diferença no seu empreendimento.
Da mesma forma, passa a ser um bom investimento financeiro – o dinheiro que é destinado à postagem tem um aproveitamento mais eficiente.
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Ainda não acabou! Esses foram apenas alguns passos para dar um up em sua página no Facebook. Em breve selecionaremos mais dicas.