O modelo de assinatura não é novo. Ele já é utilizado por operadoras de TV a cabo, academias e cursos de idiomas há bastante tempo, mas sua importância vem crescendo, impulsionada pelos momentos de crise na economia.
Empresários dos mais diversos setores — em especial das áreas de tecnologia e internet — passaram a adaptar seus modelos de negócio, interessados em contar com uma receita previsível nas suas organizações.
Diante desse cenário, é importante entender exatamente no que consiste um modelo de assinatura, por que ele vem crescendo entre as empresas e quais são suas principais vantagens. E é isso que você confere a seguir. Boa leitura!
O que é o modelo de assinatura?
O modelo de assinaturas é aquele
em que o cliente paga uma mensalidade para ter acesso a certos bens ou serviços. É o modelo utilizado hoje pela maioria dos serviços de streaming: Netflix (filmes e séries), do Spotify (música), do Kindle Unlimited (livros). Mas se espalhou para o mundo físico também. Hoje é possível fazer assinatura de vinho, cerveja artesanal, livro infantil, cafés especiais e alimentos saudáveis. Você assina pelo site ou aplicativo e recebe em casa, todo mês.
Pensando em oferecer mais liberdade e comodidade para o consumidor, muitas empresas que trabalham com esses moldes não cobram pelo cancelamento da assinatura. A ideia é deixar o potencial cliente seguro, para que ele faça a assinatura com tranquilidade. A partir daí, é fundamental proporcionar uma boa experiência para que o cliente se mantenha satisfeito e permaneça como assinante.
Por que ele se tornou uma tendência?
Quando entendemos o conceito de pagar menos para ter acesso ao uso e não à propriedade, percebemos o quão poderoso é o modelo de assinatura.
Para o cliente, o modelo de assinaturas traz inúmeras vantagens: facilidade no pagamento, comodidade no recebimento e a variedade. Além do efeito surpresa (conhecer novos produtos, marcas, autores) que está no centro da proposta de valor de alguns desses serviços.
Para o empresário, o modelo traz uma receita regular e cria uma relação mais próxima com o cliente. São fatores que fazem a diferença em um contexto de crise econômica, no qual
um bom trabalho de retenção de clientes auxilia a manter o faturamento previsível.
Quais são as suas vantagens?
Confira abaixo 3 dos principais benefícios de um modelo de assinatura.
Melhor previsão financeira
Por meio de um modelo de assinatura, é possível fazer previsões mais confiáveis nos lucros da empresa. Isso permite ter um controle adequado das despesas, escolher melhor os investimentos e monitorar a lucratividade.
Fidelização de clientes
Reter um cliente que consome seus serviços com regularidade alta é mais fácil do que engajar aquele que faz compras isoladas de um produto, com meses ou até anos de intervalo entre elas. Assim, as chances de fidelização são muito maiores.
Praticidade
Os novos negócios baseados em assinatura também são muito práticos para os clientes. Para aderir a serviços digitais com esse modelo, normalmente basta ler os termos do contrato, concordar com eles e fornecer os dados para faturação. Então é só começar a usar. O cancelamento também não costuma ter barreiras, bastando alguns cliques para isso.
Sendo assim, podemos concluir que o modelo de assinatura vale muito a pena. Mesmo que você não tenha uma empresa digital, é possível adaptar o negócio para gerar valor às pessoas de maneira recorrente e usufruir de todos os benefícios de adotar essa tendência.