A metodologia lean, também conhecida como metodologia enxuta, teve sua origem na década de 80, no Japão. Foi desenvolvida pela Toyota para tornar mais eficiente a produção de seus veículos.
Esse sistema de gestão é muito popular em empresas de qualquer ramo. Ele visa a redução do desperdício de recursos, ou seja, a otimização de cada etapa de determinado trabalho. Dessa maneira, paralelamente, aumenta-se o valor agregado do produto e a satisfação do cliente.
Mas como colocar a metodologia lean em prática? Sugerimos a seguir um passo a passo. Confira!
Tenha um bom planejamento
Antes de ser iniciado, qualquer projeto precisa passar pela etapa do planejamento. Isso inclui a identificação do cenário atual, para posterior definição do objetivo.
Nessa parte, determina-se quem serão os envolvidos no projeto e a responsabilidade de cada um. Também é o momento de definir os recursos necessários e o processo a ser executado para possibilitar o alcance do objetivo.
Engaje os participantes
Não há dúvida: o sucesso de um projeto depende do engajamento de seus participantes. Se a equipe estiver motivada e disposta a trabalhar de forma alinhada com o objetivo da empresa, certamente vai contribuir para que a aplicação da metodologia seja bem-sucedida.
Para conquistar uma equipe engajada, invista em:
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comunicação interna eficaz;
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uso de meta inteligente;
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estímulo à criatividade;
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feedback contínuo;
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treinamento constante.
Comece com ações simples
Para implantar a metodologia lean, a empresa precisa integrar valores e processos. Como a satisfação do cliente é um pilar desse sistema, invista em detectar o que agrega valor ao produto ou serviço na perspectiva do consumidor. Depois, estruture sua ação de modo a atingir essa expectativa.
Comece fazendo o desenho do seu processo, detectando o que é fundamental e o que pode ser descartado. Identifique o fluxo de cada procedimento e simplifique-o: nessa etapa, tudo que não agregar valor deve ser removido.
É importante, também, estar atento à integração entre os departamentos. Eles são interdependentes, e contribuem para a entrega de um produto ou serviço completo e com maior valor agregado.
Faça avaliações constantes
Um dos pilares da metodologia lean é a busca pela melhoria contínua de processos e pessoas, a fim de garantir a entrega de um produto de valor sem nenhum desperdício.
Para medir sua evolução e o alcance do objetivo, a empresa precisa desenvolver uma métrica de desempenho. Você deve saber onde está e aonde pretende chegar. O resultado pode ser mensurado por meio de indicadores alinhados à estratégia do negócio e avaliados constantemente.
Como vimos, a metodologia lean representa muitos benefícios para a empresa que a aplica, tornando-se a ferramenta ideal para o alcance de uma gestão mais eficaz.
A essência desse método é o uso racional dos recursos. Isso proporciona a redução de desperdício, o que significa menos despesa com recursos materiais e humanos — além de tempo. Com esse ganho de produtividade, a receita aumenta. Empresa e cliente saem ganhando.