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Internacionalize seu negócio com ajuda das redes sociais

                                

 

A partir do momento em que você decide lançar as atividades do seu empreendimento para o mercado estrangeiro, uma série de desafios precisará ser vencida. Desde a fase de planejamento até a aplicação, serão vários detalhes que farão a diferença no processo e que precisam de atenção especial.

 

Conheça as vantagens e desafios da internacionalização

 

No momento de internacionalizar, qualquer recurso que ofereça suporte e auxílio é bem vindo. Nesse contexto, uma das ferramentas mais interessantes vem se aperfeiçoando bastante nos últimos anos: as redes sociais.

Fazendo uso das facilidades trazidas pelas redes sociais mais conhecidas, é possível lançar o seu empreendimento de maneira mundial, com presença em um perfil atualizado e pronto para a demanda. Quer saber como? Veja as nossas recomendações.

 

Abordagens possíveis

São duas possibilidades mais comuns ao estabelecer uma presença online aberta ao mercado estrangeiro na rede social. A primeira é a de criar contas múltiplas para o seu empreendimento, cada uma dedicada a um país ou região (dentro dos que você deseja atingir, evidentemente). Algumas ferramentas permitem o gerenciamento múltiplo de várias contas, mesmo em redes diferentes, facilitando a implementação dentro desta opção.

A segunda possibilidade envolve a criação e manutenção de uma única conta, como por exemplo uma página, que centralize a publicação e recepção de qualquer região do globo.

 

Pesquisa é essencial

A exemplo de qualquer outra etapa da internacionalização, a criação de uma presença na rede social necessita de intensa pesquisa prévia. Dada a complexidade e características específicas de cada mercado, estudá-los anteriormente é imperativo.

Definir um alvo territorial é o primeiro passo, tendo em vista que cada região tem perfil próprio de uso de internet e de redes sociais. Talvez uma rede como o Facebook funcione melhor na América Latina do que no Leste Europeu e assim por diante.

Outras informações bastante relevantes e que variam conforme a localidade incluem os tópicos mais discutidos (os trending topics), uso de emoji e hashtags, escolhas de palavras com base em contexto regional e tradições e referências culturais.

 

Localização

Além de produzir conteúdo necessariamente relevante para todas as regiões-alvo, a sua presença online deve prestar atendimento de modo adequado. A primeira providência, evidentemente, está relacionada à linguagem. O Facebook, por exemplo, possui ferramentas que possibilitam postagem de conteúdo em 6 idiomas diferentes.

E no caso de você receber uma mensagem com dúvidas em outro idioma? Conte com ajuda de tradutores online e, talvez, de um profissional.

 

* Além do poderio das redes sociais, outro forte aliado está nas facilidades do Programa Avançar, do Santander. Conheça, entre outras possibilidades, o Santander Trade, o Clube Santander e o International Desk.

 

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