Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Inovação: como implementar como diferencial no seu negócio?

A inovação na empresa costuma ser relacionada com novidades de tecnologia que revolucionam a maneira como algumas tarefas eram feitas na forma 'analógica' – mas o conceito inovador e disruptivo vai muito além.

A avalanche de lançamentos, startups, aplicativos e invenções que partiu do Vale do Silício (EUA) e que, nos últimos anos, tem aparecido cada vez mais em outros polos criativos como Israel e China, colocam no ar uma teoria: para inovar é preciso ter um investimento em softwares, apps e outras soluções hi-tech.

Inovar é fazer diferente nos negócios

Muito mais que um dispositivo tecnológico, o conceito de inovação na empresa é o que está por trás dessa engenharia. O grande questionamento é: como posso pensar 'fora da caixa'?

O trabalho das consultorias que auxiliam nesse trabalho inovador começa com o conhecimento pleno de cada peça do funcionamento do negócio.

Cada setor é avaliado, para se constatar como opera e que resultados ele pode trazer. A partir daí, tem início a busca por mudanças – o que pode ser feito de diferente e que tenha resultados práticos favoráveis?

Importante: essa reflexão não deve partir apenas dos gestores. A equipe operacional é fundamental nessa colaboração, pois acumula o conhecimento pleno da atividade operacional.

Alguns exemplos de inovação nos processos

Quais são as etapas da execução do seu negócio? Será que todas elas são realmente fundamentais para a entrega do produto ou serviço final?

Uma análise de cada processo pode resultar em mudanças eficientes. A adaptação ou exclusão de uma etapa desnecessária, por exemplo, pode fornecer mais força de trabalho para outra que esteja deficitária.

Mudanças no calendário de produção também podem ser consideradas inovadoras. Uma determinada indústria que consegue, com alterações estratégicas, antecipar a entrega do estoque, colhe resultados nas vendas.

Como a inovação pode influenciar na concorrência

Conforme relata este artigo do Insper, nos Estados Unidos, o crescimento de uma companhia não está diretamente relacionado ao número de empregos (como é o mais comum no modelo brasileiro), mas à produtividade.

Em um cenário de efervescência e considerável crescimento de empresas concorrentes, o espaço passa a ser disputado por novos players. Quer saber como se diferenciar deles? Inovando!

As propostas criativas têm como objetivo trazer algo diferente (e positivo) para essas companhias: pode ser na geração de economia, mais eficiência e produtividade, por exemplo. 

Uma empresa mais produtiva gera maior atratividade no mercado – que é um diferencial ante os concorrentes.

Aliás, por falar em incentivo à inovação, vamos deixar aqui para vocês mais informações sobre o Programa Radar Santander, que incentiva essas ideias e processos – e premia com mentorias de formação!

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <<

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.