Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Estratégias para aprimorar a análise de dados na sua empresa

Foto: Shutterstock

Atualmente, a análise de dados pode ser uma poderosa ferramenta na hora de tomar decisões e realizar planejamentos em uma empresa. Nesse sentido, o estudo de métricas relacionadas aos custos de um produto, resultados de uma campanha de marketing ou um nicho de mercado, por exemplo, é complexo e precisa ser feito com cautela.
 
Pensando nisso, reunimos 4 estratégias que podem auxiliar um líder a entender mais sobre o tema e evitar que ocorram erros neste processo. Acompanhe:

1. Esclareça o que você deseja saber
É extremamente importante que o profissional que irá realizar a análise de dados de determinado componente compreenda exatamente o que deve você quer saber. Se a tarefa não estiver bem delineada, é grande a chance de acontecer uma falha na comunicação e, consequentente, nos resultados. Dê bastante atenção a essa etapa.

2. Entenda como alinhar a demanda e a análise
Um passo relevante é ter a capacidade de estabelecer uma relação entre o que você almeja saber e os dados que podem ser estudados. Em uma campanha de publicidade na internet, por exemplo, é possível coletar medidas como o número de visualizações de páginas e o de cliques. No entanto, é importante ter em mente desde o início se esses indicadores são suficientes ou não. Assim, você evita que ocorram decepções ao final do processo.

3. Conheça as possibilidades de falha
Ao medir questões como a produtividade da empresa ou a eficácia do atendimento ao cliente, por exemplo, é fundamental saber quais são os índices de falha. Conhecer todas as etapas do processo, a fim de identificar as possibilidades de erro em análises complexas é uma das tarefas de um bom líder.

4. Desconfie dos dados
Se você encontrar dados muito melhores ou piores do que o esperado, não hesite em solicitar que sejam realizadas novas análises. Tente desenvolver um 'sexto sentido' com relação aos resultados.


Leia também:
» Vídeo: 8 Fontes de inspiração para negócios em tecnologia
» 4 passos para compreender melhor os dados analíticos

 

 

Post ID: | Current Page ID: 5284

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.