Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Qual é a importância do backup de dados para as organizações?

.

Imagine que a equipe da sua empresa trabalhou duro por um longo tempo, dando seu melhor para
atender à demanda, organizar o fluxo de tarefas e cumprir cada processo com excelência. Um dia, por uma falha no sistema, os arquivos são perdidos. Todo relatório, informação de cliente e estatística do negócio simplesmente desaparecem por falta de um backup de dados.

A situação acima pode ser desesperadora, não é? Ainda assim, algumas empresas ainda estão à mercê desse tipo de imprevisto, já que não tomam as medidas necessárias para proteger informações relevantes do negócio.

Continue acompanhando para entender mais sobre a importância do backup de dados!

Por que é importante fazer backup de dados na empresa?

Com o backup, você tem a confiança de que, caso algum o sistema seja corrompido ou algum hardware falhe, os registros do negócio poderão ser recuperados facilmente. Por isso, agora é comum criar uma cópia de cada banco de dados, arquivo e sistema operacional, como uma importante rotina de segurança digital da empresa.

Os avanços da internet de alta velocidade e da computação em nuvem trouxeram novas possibilidades de backup. Hoje em dia, o cloud computing pode ser utilizado para criar e gerenciar uma cópia de segurança remotamente, de qualquer lugar do mundo. Para o ambiente corporativo, soluções como essa vêm para baratear o processo, facilitar a implementação e simplificar a manutenção.

Quais são os motivos para fazer backup?

Não importa o negócio que você tem, um backup é essencial pois há diversos tipos de risco. Alguns dos principais são:

  1. vírus;

  2. pico de energia;

  3. malware (software malicioso);

  4. golpe virtual, como um sequestro de banco de dados;

  5. evento natural — em uma tempestade, por exemplo, um raio pode queimar um equipamento e causar sérios danos;

  6. falha humana: uma das causas mais comuns de perdas de dados. Sem querer, um funcionário pode deletar um arquivo ou esquecer de salvá-lo ao formatar um computador.

Como funciona um backup de dados?

Em português, a palavra significa 'cópia de segurança' — e um backup tem exatamente essa proposta. Sendo assim, uma cópia de cada arquivo do seu negócio é gerada e pode ser utilizada caso ocorra algum problema que provoque a perda do original.

Um backup pode ser tanto manual quanto automático. No primeiro caso, é preciso salvar todos os dados em outro dispositivo, o que não é prático e exige bastante tempo. Já no segundo, um software especializado realiza o processo automaticamente. O modelo automático é o mais recomendado para uma empresa, uma vez que é rápido e evita falha por esquecimento ou descuido.

Quais são os principais tipos de backup de dados?

Uma questão importante é definir se o backup será feito em um dispositivo físico ou realizado na nuvem. Os tipos de backup de dados mais utilizados são os seguintes.

HD externo

Caso a empresa escolha o dispositivo físico, pode fazer os backups em um HD externo, por exemplo, além de CDs ou DVDs. No entanto, vale lembrar que esses objetos podem ser danificados.

Servidor na nuvem

O backup em nuvem guarda os dados em um servidor virtual. É como salvar o arquivo no servidor de e-mail. No caso de uma empresa, essa opção é a que oferece mais segurança, porque o risco de perda no armazenamento em nuvem é praticamente nulo.

Servidor local

O servidor local normalmente é um único computador que concentra todos os dados da empresa. Também oferece risco: se for danificado, tudo será perdido.

E então, você está convencido da importância de proteger as informações da sua empresa? Graças à tecnologia disponível na atualidade, fazer o backup de dados nunca foi tão fácil. Portanto, é só uma questão de organização: quando a companhia prioriza a segurança, o backup se torna uma atividade de rotina.

Falando em dados, você sabia que o Santander Negócios e Empresas fornece diversas pesquisas de mercado que podem ser utilizadas estrategicamente? Acesse a nossa página de Tendências de Mercado e faça o download gratuito dos relatórios!

 

_x000C_

Post ID: | Current Page ID: 1414

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.