Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

7 aplicações de aprendizado de máquina para usar na sua empresa



Aprendizado de máquina, ou
machine learning, é uma subárea dentro de Inteligência Artificial. Em poucas palavras, corresponde a usar técnicas — principalmente de base estatística — para dar a uma máquina a capacidade de aprender. Assim, quanto mais ela entra em contato com um certo tipo de input, ou estímulo, mais precisa é a sua resposta, seu output.

A partir desse conceito, é possível identificar várias aplicações de aprendizado de máquina que você pode utilizar em sua empresa a fim de aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido.

1. Detecção de fraude

Uma das aplicações de aprendizado de máquina é a detecção de fraude. Um exemplo é quando alguém tenta forçar o acesso a uma conta em um sistema da empresa. A máquina é capaz de constatar que aquele acesso não está seguindo o comportamento padrão. Então, a pessoa é bloqueada para evitar um prejuízo maior.

2. Análise de risco de crédito

Essa é uma aplicação especialmente voltada para o setor financeiro. Uma vez que a máquina 'aprende' quais são os fatores que indicam risco, ela pode identificá-los em qualquer perfil, de qualquer cliente. Como consequência, ela é capaz de determinar quem pode receber crédito com menor probabilidade de inadimplência.

3. Filtragem de phishing

Phishing é quando alguém tenta roubar dados do receptor por meio de uma mensagem enganosa ou por um vírus anexado ao e-mail. Essa estratégia é difícil de detectar, porque está cada vez mais sofisticada. O aprendizado de máquina consegue filtrar e-mails de phishing a partir de traços sutis. Por isso, ele é um importante aliado na proteção da sua empresa.

4. Previsão de falha de equipamentos

Existem certos sinais que indicam quando um equipamento está prestes a falhar. Uma ótima aplicação de aprendizado de máquina é identificar esses sinais para prever a falha antes que ela aconteça. Assim, você tem a oportunidade de intervir e evitar que o equipamento acabe parado, prejudicando as operações.

5. Análise de currículos

Como dissemos, as aplicações de aprendizado de máquina podem ser úteis para qualquer setor da empresa, e o RH não é exceção.

É possível utilizar essa tecnologia para analisar os currículos recebidos e encontrar o candidato com maior potencial. Conforme a máquina aprende os traços desejáveis, ela seleciona profissionais cada vez mais próximos do perfil que você busca.

A mesma lógica pode ser aplicada ao recrutamento ativo, com a máquina analisando perfis de profissionais nas redes sociais, em especial o LinkedIn.

6. Economia de energia

Toda empresa tem um padrão de consumo de energia: dias e horários de pico e de baixa. A máquina aprende esse padrão e regula o sistema para otimizar o consumo de energia e gerar economia. É uma solução que, ao mesmo tempo que corta custos, tem um peso ecológico.

7. Oferta de produtos para clientes

Uma maneira de conseguir um resultado melhor em vendas é oferecer ao cliente um produto interessante para ele, com base em alguma compra anterior.

A máquina examina um item que o cliente adquiriu, faz uma comparação em busca de traços comuns e identifica outros produtos relacionados. Então, é feita uma oferta personalizada, com alta probabilidade de gerar uma nova compra.

Esses são alguns exemplos de aplicação do aprendizado de máquina, uma tecnologia emergente que promete revolucionar todas as indústrias. Se gostou do artigo e quiser se manter atualizado assine nossa newsletter no campo abaixo.

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.