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4 passos para compreender melhor os dados analíticos


Foto: Shutterstock

Google Analytics, Big Data e Small Data são termos que têm sido amplamente discutidos no mundo empresarial. Grandes companhias como Google e LinkedIn utilizam as análises para aprimorar seus produtos e serviços. No entanto, o uso de dados não é, necessariamente, restrito a grandes corporações digitais. Por isso, é importante conhecer mais sobre o tema a fim de explorar melhor esta área em sua companhia.
 
Diante disso, confira 4 passos para compreender melhor os dados analíticos:

1. Identificar e enquadrar o problema
A análise se inicia com o reconhecimento de uma decisão ou problema para começar a solucioná-lo. Esse primeiro passo é chamado de enquadramento e pode ser uma das partes mais críticas do processo. Nesta fase, é preciso se concentrar apenas na identificação.

2. Trabalhar com pessoas quantitativas
É importante estabelecer uma relação de trabalho estreita com os analistas quantitativos. Afinal, você tem a compreensão do problema e ele sabe como é possível coletar dados e analisá-los. Ajude o analista a entender perfeitamente a tarefa e tente encontrar um terreno comum entre vocês para que a linguagem flua com facilidade.

3. Compreender diferentes tipos de dados e suas implicações
Nos dias atuais, muito se fala sobre a importância do Big Data para os negócios, mas muitas pessoas ainda não sabem as diferenças entre Big Data e Small Data. O primeiro está mais relacionado a como seus consumidores enxergam a sua marca e o que eles estão dizendo nas redes sociais. Já o Small Data, é mais provável que provenha de sistemas de transações da sua organização, como CRM ou gestão de pedidos.

4. Explorar os dados dentro e fora da empresa
Algum tempo atrás, os dados eram utilizados, em sua maioria, apenas dentro de uma organização. Hoje é cada vez mais comum observar organizações que aproveitam as análises para criar novos produtos e serviços, por exemplo. É uma nova oportunidade das empresas entenderem melhor o comportamento de seus clientes e consumidores.


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