Uma empresa parada no tempo perde eficiência, credibilidade e clientes, isso sem falar no lucro. Quando estagnada, a organização deixa de produzir e compromete a atuação dos gestores e empregados.
Mas o que fazer se minha empresa está parada no tempo?
Antes de mais nada, vamos falar sobre as possibilidades de diagnóstico dessa situação, afinal, nem sempre sabemos reconhecer se o cenário está paralisado.
Como saber se a empresa parou de crescer
Para saber se sua organização estacionou em vários aspectos comerciais e estruturais, é importante notar alguns fatores que, mesmo em evidência, às vezes passam despercebidos. Um deles é a questão do faturamento.
Como está a curva de crescimento em seus lucros e vendas: é crescente, estagnada, ou em queda?
Leve em consideração o cenário externo (crise econômica, por exemplo) e o tempo. Essa equação será eficiente para mostrar se seus negócios estão se movimentando pouco, mesmo em diferentes períodos da economia.
Outra questão é o número de clientes. Sem um aumento ou mesmo uma rotatividade na clientela, a tendência é que seus lucros registrem queda e, consequentemente, após um tempo, os custos aumentem.
Esse cenário não é sustentável, o que constitui uma situação bastante negativa para a empresa.
Sendo assim, é hora de mudar!
O que fazer para a empresa voltar a crescer
É fundamental deixar a zona de conforto. Não deixe que os negócios parem no tempo e a primeira medida a ser tomada deve partir de você mesmo, ou seja, do gestor.
Observe em detalhes a movimentação da empresa e busque entender o que está acontecendo. A partir daí, é hora de pensar no novo: a inovação vai trazer os resultados para que o cenário seja alterado – de forma positiva.
O que pode ser feito de diferente? É o caso de investir no e-commerce ou mudar a loja virtual já existente? Como estão seus produtos e seu ponto de vendas?
Avalie tudo em todos os âmbitos. Mude, rabisque, rascunhe e proponha!
*
Reconhecer a estagnação é o primeiro passo para, posteriormente, fazer mudanças em todos os processos buscando o tão esperado crescimento!