Busca
Agronegócio Gestão Operacional

Como ter um Ano Novo sem dívidas?



Uma coisa é certa e quase que unânime para todos: ninguém quer passar o ano novo afundado em dívidas e problemas financeiros.

Mas, em meio à crise econômica e dificuldades em vários segmentos, fica a pergunta de um milhão de dólares: como ter um Ano Novo sem dívidas?

Você já deve saber que essa não é uma questão tão fácil de responder – e que as coisas não acontecem como em um passe de mágica.

No entanto, é fundamental aproveitar o último dia útil do ano para, quem sabe, aplicar alguns pontos de educação financeira na sua rotina e, assim, evitar que dívidas estraguem seu ânimo nos 12 meses que estão por vir.

 

Como foi o seu ano, financeiramente?

Em 2017, como foram seus gastos? O que recebeu foi suficiente para sanar todas as suas dívidas dentro do prazo? Caso isso não tenha acontecido, é importante refazer essa prática, para que esse problema não se repita.

Essa análise é feita olhando para seu passado – faturas do cartão, extratos e movimentações bancárias.

 

Coloque tudo em uma planilha

Hoje em dia, existem sites, aplicativos e recursos digitais que facilitam esse controle total de seus gastos. Mas, em linhas gerais, essa medida pode ser feita mesmo na forma analógica.

Elabore uma tabela: quanto ganha, quanto gasta e, ao término de cada operação, o que sobrou – e, principalmente, o que faltou.

Mantenha esse quadro atualizado em 2018 e tenha controle total da movimentação financeira em sua vida.

 

Tente economizar dinheiro em 2018

Existe um recurso que é essencial para uma vivência segura no dia-a-dia, financeiramente falando, mas que, para muitos, constitui um verdadeiro desafio: economizar dinheiro.

Durante 2017, você foi capaz de poupar algum dinheiro?

Poupança, previdência privada ou investimentos em geral devem fazer parte do seu cronograma para essa nova etapa.

Tente avaliar os gastos desnecessários, procurando reduzir o consumo de alguns produtos que podem até ser supérfluos e, assim, tentando destinar esse valor para suas futuras economias.

 

*

As finanças pessoais representam uma parte importante da sua vida – e podem estar diretamente ligadas ao seu bem-estar. Tome nota dessas dicas, incorpore algumas outras e passe um 2018 mais leve no que tange às dívidas.

Feliz Ano Novo!

Post ID: | Current Page ID: 992

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.