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Como um empreendedor pode organizar a rotina de trabalho e ser mais produtivo

Foto: Shutterstock  

A rotina de trabalho de um empreendedor é cheia de reuniões de negócios, projetos e prazos. A falta de organização pode implicar na perda de um compromisso importante, causando prejuízos e passando uma imagem negativa para clientes, funcionários e colaboradores.

Para evitar que isso aconteça, um empreendedor pode se planejar para otimizar o tempo e as tarefas. A personal organizer Sandra Fondello explica como a falta de organização pode atrapalhar os negócios: 'um ambiente desorganizado leva o empreendedor a se tornar improdutivo, com dificuldades para avançar na carreira por não saber como lidar com seus compromissos e prazos de trabalho'.

Por isso, o ambiente deve ser organizado e confortável para garantir que o empreendedor consiga cumprir suas atividades com facilidade e agilidade.

Saiba como um líder pode organizar a rotina para ser mais produtivo, de acordo com as 8 recomendações dadas por Sandra:

1. Separar os emails em categorias
É importante que o empreendedor seja organizado com seus emails porque eles podem ser de extrema relevância. A recomendação é separá-los em duas categorias: uma de assuntos que precisam ser resolvidos e outra de arquivos com os conteúdos que precisam ser salvos.

2. Fazer um planejamento semanal
O planejamento dos compromissos pode ser feito semanalmente e, de preferência, em um papel. Este método é mais eficiente e mais fácil na hora de fazer alterações.

3. Criar uma ordem dentro de espaços disponíveis
É interessante que o empreendedor crie uma ordem para os objetos que se encontram em seu ambiente de trabalho. Pode ser pela lógica, agrupamento, necessidade ou objetividade: cada coisa precisa estar em seu lugar. Essa ação traz conforto, harmonia, equilíbrio e economiza tempo.

4. Agendar reuniões e visitas a fornecedores
Planejar as reuniões e visitas aos fornecedores ou clientes otimiza tempo. Dessa forma, o empreendedor evita de se perder nos compromissos.

5. Repensar as prioridades e transferir itens menos urgentes para o dia seguinte
Às vezes você perde tempo com alguma tarefa completamente desnecessária e isso acaba dificultando muito a rotina de trabalho.

6. Reservar pequenos intervalos para comer ou fazer atividades fora do trabalho
Com tantos compromissos, às vezes, o empreendedor não se recorda de realizar atividades essenciais. É importante que ele reserve um tempo para comer algo e fazer coisas que não estejam ligadas ao trabalho, para relaxar e ficar mais disposto.

7. Realizar as tarefas mais complexas antes
Se o empreendedor deixa os compromissos mais complexos e chatos para o final, ele não possui mais o raciocínio lógico e a mesma disposição que apresentava no começo do dia.

8. Criar hábitos que ajudam o empreendedor a ser mais produtivo
É importante que o empreendedor crie hábitos porque, dessa forma, ele cria uma rotina. Por exemplo, ao chegar ao trabalho, o líder pode olhar a agenda de tarefas do dia e escrever quais são as prioridades.


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