Quanto uma empresa precisa de capital para se manter operante, para expansões ou para quitação de dívidas, uma das soluções mais empregadas em casos do tipo está nos empréstimos. Recorrer a bancos e agências financeiras para empréstimos obedece a uma categorização objetiva: quem pede o empréstimo precisa evidenciar que vai honrar o pagamento posterior, conseguindo assim mais chances ou crédito.
Além do crédito, uma série de outros fatores pode influenciar no processo. Conhecer todos eles melhor é um ótimo primeiro passo, mas existe uma questão que também é muito relevante. Será que o momento é certo para a sua empresa?
Atributos avaliados
Entre as características e atributos mais positivos para que a sua empresa tenha sucesso na hora de pedir empréstimos estão, além do crédito, o fluxo de caixa, a reputação e os colaterais.
O crédito está relacionado ao histórico do empresário e da empresa com relação às transações financeiras (o famoso “nome sujo” é uma péssima situação).
Já o fluxo de caixa é a lucratividade do negócio e a reputação é medida tanto com o público externo quanto com o próprio banco ou agência. Por fim, os colaterais são as garantias dadas no momento do empréstimo.
Tipos de empréstimo
Uma definição essencial está ligada aos vários tipos de empréstimo existentes e a adequação de cada um deles ao modelo de negócios da empresa. Desde as transações mais convencionais, passando por linhas de crédito e outras categorias.
É muito importante conhecer os detalhes do plano antes de fazer o acordo, bem como pesar seus benefícios e desvantagens em relação com outros.
A característica que merece mais atenção é a taxa de juros. Calcule a viabilidade e a necessidade com base no seu contexto.
Motivos para um empréstimo
Reflita sobre os motivos que levaram a sua empresa a considerar um empréstimo. Você acabou de iniciar os negócios e precisa de uma alavancada nos investimentos? Pretende expandir o escritório e as operações?
Estas normalmente são consideradas boas razões, além de aquisição de novos equipamentos, melhorias nos recursos humanos e oportunidades únicas que exigem capital.
Aquisições de recursos e equipamentos desnecessários ou resolução de créditos negativos (uma série de dívidas não será auxiliada por mais uma dívida) não são motivações adequadas para um empréstimo.